Geota promove debate sobre o real custo da água na agricultura

GEOTA promove o terceiro debate do ciclo de “Mesas redondas à volta da Terra” sobre o futuro da disponibilidade da água para a agricultura em Portugal

Eugénio Sequeira, presidente da Assembleia Geral da Liga para a Protecção da Natureza, Mário de Carvalho, professor da Universidade de Évora, José Pedro Salema, presidente da EDIA, Amílcar Duarte, professor da Universidade do Algarve, Alfredo Sendim, proprietário do Montado do Freixo do Meio, e Jorge Ferreira, fundador da Agro-Sanus são os oradores do terceiro debate do ciclo de “Mesas redondas à volta da Terra” sobre o futuro da disponibilidade da água para a agricultura em Portugal, que terá lugar esta segunda-feira, dia 29.

Esta iniciativa é promovida pelo GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente. O debate, ao qual se pode assistir online clicando aqui, destina-se a discutir questões relacionadas com a futura disponibilidade da água, o seu valor e real custo, tendo em conta a agricultura praticada atualmente em Portugal.

“Com desafios globais, como as alterações climáticas, a provocarem impactos nas atividades económicas e, em particular, na agricultura, é urgente discutir a disponibilidade da água a médio e longo prazo no nosso país e o tipo de culturas mais apropriadas a cada território. Temos assistido, na última década, em Portugal, a uma transição acelerada para culturas de regadio intensivo em detrimento das culturas de sequeiro, o que torna incontornável a reflexão sobre o uso da água, a proteção da biodiversidade, do solo e da paisagem.” explica João Dias Coelho, presidente do GEOTA.

“Será a agricultura intensiva sustentável a médio longo prazo?”, “qual o custo da água incorporado nos alimentos que comemos e exportamos?” ou “quais os impactos na qualidade do solo e na biodiversidade com este tipo de agricultura? – são apenas três das questões que, hoje, dia 29 de novembro, irão estar em cima da mesa.

Nuno Henrique Luz, jornalista da Sábado, será o moderador do debate, que tem início às 17h00 e conta ainda com Joanaz de Melo, do GEOTA, como relator.

Para poder assistir e participar no debate, com a possibilidade de colocar as suas questões, basta seguir este link com acesso a todas as informações para o  Zoom, plataforma onde vai decorrer o evento.

 

 
 



Comentários

pub