Festival de Órgão junta prosa de Lídia Jorge à música de Célia Tavares em Boliqueime

Escritora algarvia vai ler uma crónica relacionada com o órgão histórico da Igreja Paroquial de Boliqueime

O som do órgão da Igreja Paroquial de Boliqueime, tocado por Célia Sousa Tavares, e uma crónica de Lídia Jorge, uma ilustre filha da terra, lida pela própria, vão dar continuidade ao Festival de Órgão do Algarve, na sexta-feira, dia 12, às 21h00, nesta localidade do concelho de Loulé.

Este ano, a Música XXI, que organiza o festival, decidiu lançar um desafio a Lídia Jorge, nome maior da literatura portuguesa, para declamar um texto relacionado com o órgão histórico de Boliqueime, localidade de onde é natural e à qual manteve sempre a ligação.

A escritora algarvia aceitou o desafio e vai ler, antes do concerto, «a sua crónica de Maria Inácia que salvou o Órgão de Boliqueime, um testemunho emotivo que recorda a história da Igreja Paroquial de Boliqueime», segundo a Música XXI.

Depois deste momento literário, Célia Sousa Tavares entra em cena, para protagonizar um concerto «onde se destaca a música de Zipoli, Gabrieli, Arauxo, Buxtehude, Pachelbel, Seixas e Corrette».

 

Célia Sousa Tavares

 

No sábado, 13 de Novembro, Célia Sousa Tavares volta a atuar, desta feita na Igreja do Carmo, em Faro.

«Batalhas, ensaladas, toccatas, tientos, prelúdios, concertos e sonatas de compositores portugueses, espanhóis, italianos, alemães e franceses são a proposta para essa noite», segundo os organizadores do festival.

Os concertos são de entrada livre e o de Boliqueime terá transmissão online.

Célia Sousa Tavares concluiu o curso de Órgão com Rui Paiva na Escola de Música do Conservatório Nacional. Licenciou-se em Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa com João Vaz. Realizou o Mestrado em Interpretação Histórica na Hochschule für Künste Bremen na Alemanha, estudando com Harald Vogel, Hans Davidsson e Edouardo Bellotti. Foi aluna convidada na Eastman School of Music nos EUA. Concluiu em 2017 o Mestrado em Ensino da Música com João Vaz na Escola Superior de Música de Lisboa.

A convite do Instituto Camões e do Consulado, realizou um recital na Catedral Manchester nas celebrações do dia 10 de Junho de 2018. Sob a alçada do Turismo do Patriarcado de Lisboa/Signinum concretizou entre 2017 e 2020 o projeto Lunchtime Recitals na Igreja da Conceição Velha. É organista titular na Igreja de S. Sebastião da Pedreira em Lisboa e professora de Órgão no Colégio S. João de Brito.

Organizado pela Associação Música XXI, o Festival de Órgão do Algarve 2021 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta ainda com o parceiro de alojamento Hotel Faro e com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

 

 

 



Comentários

pub