Festival de Órgão começa com concertos de António Esteireiro em Portimão e Faro

Evento terá concertos em Boliqueime, Faro, Portimão e Tavira

A edição deste ano do Festival de Órgão do Algarve vai ter início esta sexta-feira, dia 5 de Novembro, às 21h00, em Portimão, com um concerto de António Esteireiro. O organista também atuará no dia seguinte, 6, na Sé de Faro, nesta que é uma iniciativa da Associação Cultural Música XXI.

O concerto de abertura do Festival terá lugar esta sexta-feira, 5 de Novembro, na Igreja Matriz de Portimão, com o organista António Esteireiro e a participação do Coral Adágio, dirigido por António Alves.

O destaque vai para a interpretação das obras corais “A Hymn of St. Columba”, de Benjamin Britten (1913-1976), e “Stabat mater dolorosa”, do Stabat mater de João Rodrigues Esteves (ca. 1701-1752).

A primeira obra «comemora a vida de um missionário e descreve o dia do julgamento, primeiro em ansiedade e finalmente numa perspetiva de descanso», já a segunda «é uma prece e medita sobre o sofrimento de Maria, a mãe de Jesus, durante a crucificação», explica a associação cultural.

 

 

No dia seguinte, 6 de Novembro, António Esteireiro altera o repertório e apresenta-se a solo no órgão da Sé de Faro.

«Percorrendo o caminho construtivo e as influências que marcam este instrumento único de 306 anos», o programa de concerto irá recair sobre compositores alemães, italianos e holandeses dos séculos XVI a XVIII, em que serão escutadas «aberturas, passacaglias, corais, concertos, árias e sonatas, de Handel, Storace, Buxtehude, Bach, Paganelli, Scarlatti e Sweelinck».

Os concertos são de entrada livre, sendo que o de abertura terá também transmissão online feita pelo parceiro Mais Algarve através do Facebook da Associação Cultural Música XXI.

Natural de Lisboa, António Esteireiro realizou os seus estudos em Órgão, Música Sacra e Musicologia, em Lisboa, Regensburg, Munique e Bremen.

Além «de convidado regular dos principais ciclos de concertos e festivais de órgão nacionais», coordenou também vários ciclos, nomeadamente, a Integral Messiaen 2008 na Sé Patriarcal de Lisboa, os Ciclos de Órgão da Basílica dos Mártires e do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, e também o Ciclo de Órgão da Igreja de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha).

Apresentou-se também a solo em vários festivais europeus, no México e no Brasil e, atualmente, leciona no Instituto Gregoriano e na Escola Superior de Música de Lisboa.

 

 

O Festival de Órgão do Algarve conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, e com a divulgação apoiada pela Região de Turismo do Algarve, pela Antena 2, Sul Informação e RUA FM.

Conta ainda com o parceiro de alojamento Hotel Faro e com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

Para mais informações poderá consultar a página de Facebook do evento.

 



Comentários

pub