Festa dos Anos de Álvaro de Campos terá poesia encenada por alunos e fado na igreja da Misericórdia

Comemorações decorrerão até dia 30 de Novembro, em Tavira

Foto: Facebook “Fado com História”

A participação dos alunos das Escolas de Tavira através de “Poesia Encenada” com direção do ator Vítor Correia, na Casa das Artes, a reexibição da curta-metragem “A Concubina Japonesa” na Biblioteca Municipal, ou uma gala de fado na Igreja da Misericórdia, são algumas das propostas para esta semana nas celebrações da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, que terão lugar até 30 de Novembro, em Tavira.

Depois de uma oficina inspirada na obra de José Saramago, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, os alunos da Escola Secundária, dirigidos pelo ator Vitor Correia da Companhia de Teatro “Armação do Artista”, irão apresentar “Poesia Encenada”. A iniciativa decorrerá esta tarde, dia 15 de Novembro, às 18h30, na Casa das Artes de Tavira.

Já esta sexta-feira, 19, às 18h30, a curta-metragem “A Concubina Japonesa” voltará a ser exibida, desta vez na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, com direito a uma entrevista ao autor Rudolf Engelander por Pedro Jubilot, diretor da editora CanalSonora.

Neste dia, os monólogos que deram origem à curta-metragem serão também apresentados numa edição impressa para todos os que os queiram ler.

 

Curta-metragem “A Concubina Japonesa”

 

No dia seguinte, 20 de Novembro, terá lugar uma gala de fado na Igreja da Misericórdia, em Tavira, numa organização da “Fado com História”.

«Toda a poesia – e a canção é uma poesia ajudada – reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste. O fado, porém, não é alegre nem triste. É um episódio de intervalo. Formou-o a alma portuguesa», diz a organização da iniciativa.

Para celebrar o aniversário de Álvaro de Campos, não só em Tavira mas também a nível internacional, foi feita uma parceria com a Escócia e, através da Casa Álvaro de Campos, as comemorações chegarão, em direto, a Glasgow.

«Esta é uma nova abordagem desta tradição inspirada em Burns para celebrar Álvaro de Campos, que é a inspiração para este poema. Não há ordem nem tradição, mas sim uma noite improvisada de poesia, com um bolo e um drink para partilhar. Os poemas poderão ser lidos em escocês, inglês ou português».

 

 

Além destas iniciativas, estarão ainda patentes, pela cidade de Tavira, várias exposições artísticas e de fotografia, até dia 30 de Novembro.

A restante programação da “Festa dos Anos de Álvaro de Campos” poderá ser consultada aqui.



Comentários

pub