Fernando Sampaio Amaro mostra “You want it darker” na Galeria Trem

Exposição You Want It Darker «pede emprestado o seu nome ao décimo quarto álbum de estúdio de Leonard Cohen»

You want it darker é o título da exposição de Fernando Sampaio Amaro que abre amanhã, dia 4 de Novembro, na Galeria Trem, na Vila-Adentro de Faro, onde poderá ser vista até 31 de Janeiro.

Segundo o artista, trata-se do «resultado de uma viagem de reconhecimento, no sentido polissémico do termo».

A exposição You Want It Darker «pede emprestado o seu nome ao décimo quarto álbum de estúdio de Leonard Cohen, lançado 17 dias antes da morte do cantor-compositor canadiano. A temática do álbum centra-se na morte, na escuridão, em Deus. Com humor à mistura», explica.

«Os presentes trabalhos aludem igualmente a essa escuridão, ao sofrimento, às perseguições e às injustiças, às dúvidas existenciais, ao absurdo. Resultado das (re)leituras, durante a pandemia e prolongado confinamento, nomeadamente do regresso ao Livro do Desassossego de Bernardo Soares, de A Peste e de O Mito de Sísifo de Albert Camus, da (re)visitação de Beckett, Arrabal, Ionesco, Vian, Buñuel, de filósofos (Nietzsche, evidentemente), os trabalhos procuram refletir sobre o mundo, esse cada vez mais estranho e desumano lugar».

«Para Camus, o absurdo da vida é um imperativo para a arte, pois segundo ele, “Se o mundo fosse claro, a arte não existiria.” O mundo não é claro. Antes escuro. Nietzsche afirma que “só a arte pode transfigurar a desordem do mundo em beleza e tornar aceitável tudo aquilo que há de problemático e terrível na vida”, acrescentando que “temos a arte para não morrer da verdade”», diz ainda Fernando Sampaio Amaro.

A exposição, «qual viagem que estava planeada ser uma coisa, acabou sendo outra (fenómeno bastante frequente nas viagens, reconheçamos). As águas, que se queriam serenas, foram-se, entretanto, agitando por via das referidas (re)leituras, revisitações e reflexões, fazendo com que o rumo previsto se fosse alterando, sugerindo paragens, derivações e desvios, à medida que o tempo passava. O desassossego foi-se instalando, trazendo consigo um mar de dúvidas e ambiguidades, de inquietações e sobressaltos. You want it darker é tudo isso», conclui.

 
 
 



Comentários

pub