Feira Franca regressa este fim de semana a Albufeira

Evento decorrerá de 26 a 30 de Novembro, no recinto da Feira e Mercados

A Feira Franca está de regresso a Albufeira este fim de semana, de 26 a 30 de Novembro, no recinto da Feira e Mercados, perto do terminal rodoviário, com música, iguarias, roulottes de farturas e petiscos, tendas com produtos regionais, para além das pistas de carrinhos de choque e carrosséis para alegria dos milhares de visitantes esperados.

Depois de no ano passado não se ter realizado devido à pandemia, a Feira Franca regressa com tudo o que lhe pertence em que, a par do comércio e da gastronomia para degustar no local, há sempre música e espaços de diversão.

A primeira Feira Franca de Albufeira ocorreu sob o reinado de D. Pedro II, no séc. XVII, sendo então realizada no largo da Igreja de S. Sebastião. Era fortemente participada dada a sua natureza de livre franquia, ou seja, isentava de impostos quem lá quisesse vender.

Era realizada a 4 de Fevereiro e depressa ficou apelidada, dada a localização, por Feira de S. Sebastião, assim aliando o comércio à tradição religiosa que falava do milagre do santo, cuja lenda narrava a visita do Santo pelas ruas da vila acompanhado por 24 anjos e que depois de visitara a Igreja de Sant’Ano, à sua igreja se recolheu, tendo os sinos tocado sozinhos.

Com esta “bênção” reza a lenda ter acabado a peste (bubónica, séc. XIV) em Albufeira, que então grassava por todo o país.

 

 

Dada a venda abundante naquela feira de cenouras roxas, de miolo bastante doce e alaranjado, depressa a Feira passou a designar-se de Feira do Pau-Roxo, facto ainda lembrado nos dias de hoje. Para acompanhar sardinha assada, peixe frito, feijão ou grão, era esta cenoura conservada às rodelas em azeite, vinagre, salsa e alho, ao longo de todo o inverno. Era igualmente comida sobre pão com temperos e o caldo da sua cozedura.

Seja pela tradição, pela diversão ou simplesmente pela aquisição de produtos a preços maias acessíveis, a Feira Franca de Albufeira espera continuar a ter a grande afluência de sempre e a mesma satisfação de todos.

 



Comentários

pub