Faro2027: Cozinheiras de 5 países preparam “Cataplanas do Mundo” para famílias algarvias

Ao abrigo de um projeto que «associa a tradição da cataplana algarvia à gastronomia de vários países, promovendo o encontro e a partilha de histórias e culturas»

Cataplanas do Mundo, com cores, sabores e tradições de outras culturas, vão ser confecionadas por cinco cozinheiras de outros tantos países e vão acabar à mesa de famílias algarvias sortudas, já a partir de quinta-feira, dia 18, e até 2 de Dezembro.

A candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Faro 2027) uniu-se à Tertúlia Algarvia e à Associação Doina (projeto Mudaki) para lançar o projeto “Cataplanas do Mundo”, uma iniciativa «que associa a tradição da cataplana algarvia à gastronomia de vários países, promovendo o encontro e a partilha de histórias e culturas».

As cozinheiras internacionais, naturais do Brasil, Roménia, Marrocos, Paquistão e Cabo Verde, ganharam “calo” ao longo de muitos anos a cozinhar iguarias típicas para família e amigos.

Agora, vão apropriar-se da bem cataplana algarvia e usá-la para preparar um prato, usando receitas, ingredientes e temperos caraterísticos do seu país de origem.

Estas cataplanas serão, entretanto, sorteadas e entregues em casa da família contemplada, acabadinhas de cozinhar.

As inscrições para o sorteio das Cataplanas do Mundo deverão ser feitas neste link, onde também se podem encontrar mais informações sobre as cinco participantes.

A primeira Cataplana do Mundo é a brasileira e será confecionada no dia 18 de Novembro. Seguem-se as cataplanas da Roménia (dia 24), do Paquistão e Cabo Verde (dia 29) e, por fim, a de Marrocos (dia 2 de Dezembro).

A primeira fase do projeto incluiu um workshop com o chef Bruno Amaro da Tertúlia Algarvia, «onde todos as participantes conheceram a história do objeto cataplana e aprenderam a cozinhar a Cataplana Algarvia», segundo a Faro2027.

Os organizadores acrescentam que este é um projeto «que visa promover a história e tradições da cultura do Algarve ao mesmo tempo que promove o encontro de culturas através da gastronomia. Visa assim explorar o conceito de Gastrodiplomacia, ou seja a gastronomia como ferramenta efetiva de Diplomacia Pública».

O projeto Mud@ki, integrado no Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações e promovido pela Junta de Freguesia de Almancil em parceria com a Associação dos Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, «promove a inclusão social de crianças e jovens de contextos sociais vulneráveis, através da ocupação saudável dos tempos livres, dinamizando atividades de educação não formal, de capacitação e aquisição de conhecimento, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social».

«Tem como principais eixos de ação promover o sucesso escolar, facilitar o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cognitivas, bem como, promover o bem-estar psicológico, a participação cívica, associativa ou comunitária e facilitar o diálogo intercultural».

Já a Tertúlia Algarvia é uma associação que visa «divulgar a gastronomia, a história e as tradições da região, através de demonstrações e aulas de cozinha, ateliers de artesanato, exposições, encontros empresariais, entre outras experiências. Outra das nossas vertentes da Tertúlia Algarvia é o desenvolvimento de projetos em parceria com entidades regionais, nacionais e internacionais, nas áreas da gastronomia regional e da dieta mediterrânica».

 

 

 



Comentários

pub