Eurocidade do Guadiana faz regressar prova de atletismo mas em modo virtual

Prova terá lugar entre 25 e 28 de Novembro através de uma aplicação

A Eurocidade do Guadiana vai voltar a organizar a prova de atletismo de estrada “X Millas del Guadiana”, entre os dias 25 e 28 de Novembro, virtualmente através do uso de uma aplicação, devido à pandemia que veio dificultar a realização num modo presencial.

Com esta corrida virtual volta a ter lugar «uma prova internacional de atletismo de estrada que esteve suspensa durante alguns anos devido à manutenção da Ponte Internacional sobre o rio Guadiana, a ligação entre os dois países e pela qual passava o percurso», realça a organização.

Este ano será realizada através de uma aplicação, na qual os participantes poderão fazer «treinos de preparação e gravar a sua própria competição».

Esta 10º edição da “Millas del Guadiana” será feita numa forma adaptada que, «graças à tecnologia, permitirá partilhar experiências com cerca de mil pessoas de diferentes locais. Cada participante escolherá o dia, a hora, o lugar e a rota adequada às suas necessidades. Antes ou depois da altura da prova, não se poderão registar nenhuns resultados no modo de competição da aplicação».

A corrida, de inscrição gratuita, apenas poderá ser feita em território espanhol ou português, com uma distância de dez milhas, ou seja, 16 090 metros.

As inscrições podem ser realizadas na App até ao dia 24 de Novembro, às 14h00, sendo a corrida limitada a um máximo de mil participantes que serão aceites por ordem de inscrição. Os dorsais poderão ser descarregados na aplicação, na secção download.

Este é um evento não competitivo, mas haverá uma classificação por categorias: masculino e feminino. Os resultados serão publicados na página web oficial, nos dias seguintes à prova. Não haverá prémios por classificação, mas, uma vez terminada a gravação da competição, cada participante poderá fazer o download de um certificado com o tempo realizado.

As categorias são individuais: seniores – 19/20-34 anos; veteranos I – 35-39 anos; veteranos II – 40-44 anos; veteranos III – 45-49 anos; veteranos IV – 50-54 anos; veteranos V – 55-59 anos; veteranos VI – ≥ 60 anos. As classificações serão de dois tipos: Classificação Geral Individual, masculino e feminino e Classificação Individual por categorias.

Na apresentação deste evento, que decorreu esta quarta-feira, 10 de Novembro, estiveram presentes no Pátio Nobre do Ayuntamiento de Ayamonte, o teniente de alcaldesa do Desporto, Javier López, o vereador com pelouros na área desportiva da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Leal, Jorge Neves, técnico do município de Castro Marim, e, como representante do Patronato Municipal de Deportes, Pilar Carro.

Esta iniciativa está enquadrada no projeto EuroGuadiana 2020, cofinanciada pelo Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA España-Portugal.

 



Comentários

pub