Escola Secundária Pinheiro e Rosa promove “Semana AEPROSA pelos Direitos Humanos”

Um seminário com convidados ilustres, um dia inteiramente dedicado à rádio, exposições, filmes e ações pela cidade

Um grupo de alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Auxiliar de Saúde e de Organização de Eventos, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro), promoveu, no dia 10 de Novembro, a iniciativa designada “2ª acção”.

Esta iniciativa decorreu entre as 9h00 e as 12h00, dinamizada por três grupos de estudantes, que se dividiram entre o Centro Distrital da Segurança Social, a Câmara Municipal de Faro e baixa da cidade.

Os alunos entregaram cartas, com um endereço que suscitava algo bonito e terno, mas que, no seu interior, continham relatos de pessoas que sofreram variados tipos de agressões, abusos, discriminação. O mote desta ação foi “Quem vê caras não vê corações” e tinha como objectivo levar a pessoa que recebia a carta a refletir sobre o assunto.

A “1º ação” desta campanha foi a produção e realização do vídeo “Olá, eu sou uma pessoa!” cuja a temática suscitou o debate e reflexão.

Estas iniciativas integram-se na “Semana AEPROSA pelos Direitos Humanos – A Tolerancia é a Harmonia na Diferença”, que se realizará naquela Escola Secundária, entre os dias 15 a 19 de Novembro. A semana será repleta de atividades destinadas ao público mais jovem, mas abertas à comunidade em geral.

Tudo começou com a inauguração da exposição “Welcome” na entrada da escola, enquanto na biblioteca tem lugar uma exposição sobre o Dia Internacional da Tolerância, e no atrium da escola pode encontrar-se outra exposição que vem no seguimento do vídeo “Olá, eu sou uma pessoa”.

O ponto alto da semana está marcado para esta quarta-feira, dia 17, com o seminário “A tolerância é a harmonia na diferença”, que terá como convidados Sara Caetano (Alto Comissariado para as Migrações), Carlos Baía (vereador do pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Faro), Anabela Afonso (chefe de divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve), Fábio Simão (presidente do MAPS Algarve e Associação XIS), André Lara Ramos (adjunto da direção do AEPROSA), Cláudio Garcia (Lusco Fusco), Sérgio Pedro (psicólogo do AEPROSA) Dino D’Santiago (cantor).

O seminário terá como mediadora Margarida Flores, (diretora do Instituto da Segurança Social no Algarve), contando ainda com as presenças de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, Alexandre Lima, delegado regional de Educação do Algarve, em representação do Diretor-Geral da Educação, Francisco Soares, director do AEPROSA, e ainda dos diretores dos Agrupamentos de Escolas João da Rosa (Olhão) e Eng. Nuno Mergulhão (Portimão).

A 18 de Novembro, o dia será dedicado à Rádio 100.PR e ao Podcast Sempreaviar, que irão receber vários convidados que irão partilhar as suas experiências de vida relacionadas com o tema unificador da semana, os Direitos Humanos.

Na sexta-feira, dia 19, será possível assistir ao filme “O Sonho de Wadja”, num projeto interdisciplinar com a semana da Filosofia, a decorrer na mesma data.

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa está integrado na Rede de Escolas Associadas da UNESCO, tendo como principal objectivo «promover uma resposta educacional contra a discriminação e a violência a partir da cultura do respeito por todas as pessoas, sem distinção de cor, género, classe, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou identidade religiosa».

 


“Ser tolerante significa reconhecer, aceitar e defender os direitos humanos fundamentais, para que viver em comunidade e em paz seja possível.
O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995).
Foi proclamado o Dia Internacional para a Tolerância através da Resolução 51/95 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996”.

CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPEIA JACQUES DELORS

 



Comentários

pub