Diocese investiga alegado caso de abuso de crianças por padre algarvio

Alegados abusos terão ocorrido «há mais de 30 anos»

A Diocese do Algarve está a investigar um alegado caso de abuso de menores por um padre que terá exercido em Boliqueime, após a denúncia de uma das supostas vítimas num programa de televisão no passado mês de Outubro. O sacerdote colocou-se «à disposição» para esclarecer o assunto e o Ministério Público também já foi informado, anunciou a própria Diocese.

Foi no programa “Goucha”, na TVI, a 6 de Outubro, que Telmo Simão expôs o caso. Segundo o denunciante, estes abusos aconteceram há mais de 30 anos, na Casa dos Rapazes (Instituto D. Francisco Gomes), em Faro, onde estava institucionalizado.

De acordo com a suposta vítima, os abusos sexuais dos quais foram alvo «a maior parte dos jovens» institucionalizados, também envolviam «monitores» da Casa dos Rapazes.

«Levávamos porrada se falássemos: a própria instituição protegia o que se passava», relatou Telmo Simão.

O caso já levou a uma reação por parte da Igreja. Num comunicado enviado às redações esta quinta-feira, 25 de Novembro, a Diocese do Algarve explica que, apesar «de nem antes, nem depois da emissão do programa televisivo», ter recebido «qualquer denúncia», o Bispo decidiu convocar a Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis «para escutar o seu parecer sobre este caso».

D. Manuel Neto Quintas, prelado algarvio, ouviu os especialistas, «comunicou o caso à Congregação da Doutrina da Fé, deu disso conhecimento ao Ministério Público da Comarca de Faro e determinou a realização de uma investigação prévia, nos termos canônicos, para averiguar da credibilidade da denúncia», lê-se no mesmo comunicado.

Essa investigação está a ser feita pela Comissão de Inquérito e, segundo a Diocese, o «sacerdote sobre o qual recaem estas suspeitas colocou-se, de imediato, à disposição» para esclarecer o caso.

De resto, segundo a Igreja Católica algarvia, foi a própria Diocese que contactou a alegada vítima, que desconhecia, para «estabelecer um primeiro contacto».

Quanto à Casa dos Rapazes, «não tem, nem nunca teve, qualquer ligação à Diocese do Algarve», conclui o comunicado.

Contactado pelo Sul Informação, António Barão, presidente do Instituto D. Francisco Gomes, disse que este caso «é desconhecido da instituição», até porque «nunca houve padres» na Casa dos Rapazes.

 

 



Comentários

pub