Desertificação e quem a tenta combater estão no centro do debate em Alcoutim

Esta sexta-feira e sábado

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Projetos exemplares do Algarve, mas também de outros pontos de país, e aquilo que tem sido o trabalho do Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação (CCDesert), sediado em Alcoutim, vão estar em foco na conferência “Desertificação do Interior – passado, presente e futuro”, que vai decorrer amanhã e no sábado, dias 26 e 27 de Novembro, neste concelho do Nordeste Algarvio.

Além do debate, marcado para dia 26, sexta-feira, no Espaço Guadiana, o CCDesert, que organiza a conferência, também vai promover a visita técnica “Beleza natural vs. desertificação», no sábado, onde vai dar a conhecer «o território e as gentes de Alcoutim», além de proporcionar aos participantes a degustação de produtos locais.

Para quem não puder deslocar-se a Alcoutim, a conferência terá transmissão online, neste link. 

No primeiro dia de conferência, os trabalhos começam às 9h30, com a sessão de abertura, que irá contar como o anfitrião Osvaldo Gonçalves, que é ao mesmo tempo presidente da Câmara de Alcoutim e da direção do CCDesert, e com Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior.

Às 10h30, começa a primeira mesa-redonda do dia, dedicada ao tema “Desertificação: O quê? Porquê? Como? Quando? Onde?” e que será moderada por Miguel Pisoeiro de Freitas, da Universidade do Algarve.

Os convidados para este painel são Maria José Roxo, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Vanessa Quico, diretora de departamento do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Às 14h00, e já depois do almoço, os trabalhos seguem com a mesa-redonda “Formas de luta num interior desertificado – prós e contras”, que terá como moderadora Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação.

Esta sessão dará conta de cinco abordagens ao território. A abrir, Nuno Serra, presidente da direção da Food for Sustainability – CoLAB, de Idanha-a-Nova, vai falar sobre o “Contributo do marketing territorial na luta contra o despovoamento”.

De seguida, será a vez de João Ministro, membro da direção da Cooperativa Qrer, fazer a apresentação “Querença – O empenho da Academia pode contrariar o abandono do território?”.

De Mação, virá o vice-presidente da Câmara António Louro, com a apresentação “Experientes na mobilização de produtores agrícolas e florestais”, enquanto de Vimioso virá Miguel Nóvoa, membro da direção da AEPGA, falar sobre agentes do desenvolvimento rural juntos na dinamização do território.

A sessão termina com a apresentação “Alcoutim – Centro de competências que une para reforçar luta contra a desertificação”, a cargo de Alice Teixeira, técnica superior do CCDesert.

 

 

 



Comentários

pub