Cinco autarquias algarvias e três alentejanas distinguidas por práticas amigas das famílias

Municípios estão entre as 84 reconhecidos como “Autarquia + Familiarmente Responsável”

As Câmaras de Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé e Tavira, no Algarve, e de Almodôvar, Mértola e Ourique, no Alentejo, vão ser distinguidas com a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que decorrerá no dia 25 de Novembro, em Coimbra.

Esta distinção é atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), desde 2008, e pretende «criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais», pode-se ler no site do OAFR.

O prémio tem como objetivo «dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias e potenciar a experiência obtida por umas em benefício de outras».

O Observatório tem como missão «promover, junto das autarquias, a partilha de conhecimento das necessidades e problemas das famílias, para a implementação de políticas que lhes deem resposta de forma abrangente, de modo a favorecer um tecido social coeso e que garanta a renovação geracional e a sustentabilidade do país», explica.

Para avaliar as autarquias, o OAFR lançou um inquérito a 132 concelhos que tinha por base dez áreas de atuação, entre elas o apoio à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, os serviços básicos, a educação e formação ou a habitação e urbanismo.

Também áreas como a mobilidade e transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social fizeram parte das questões do inquérito.

Nesta 13ª edição foram distinguidos 84 municípios, com base em dados de 2020.

A cerimónia de entrega da bandeira verde terá lugar no dia 25 de Novembro, às 16h30, no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra.

 



Comentários

pub