Ciclo de conferência sobre os 500 anos de Ferragudo termina com sessão sobre “História Paroquial”

No dia 20

A “História Paroquial” de Ferragudo vai estar em foco na terceira e última sessão do ciclo de conferências comemorativo dos 500 anos da criação desta povoação do concelho de Lagoa, no dia 20 de Novembro, às 14h30, na Casa Real do Compromisso Marítimo de Ferragudo.

A iniciativa começa com uma visita guiada à Igreja de N. S. da Conceição, às 14h30, seguindo-se às 15h15 a sessão de abertura da conferência.

A partir das 15h30, terá início o 3º painel do ciclo, que será moderado por Marco Sousa Santos, investigador da UAlg.

Nesta sessão serão feitas as apresentações “A paroquialidade de Ferragudo, da guerra civil à separação (1833-1911)”, por Sérgio Ribeiro Pinto (FCT/Centro de ERstudos de História Religiosa), “Ferragudo, entre o eclesiástico e o civil: a contenda com Estômbar e a definição dos seus limites (séculos XVII-XIX)”, por Ismael Medeiros, da Câmara de Lagoa, “Ferragudo na Primeira República e a questão da ação do clero qaue aceitou a Pensão do Estado”, por David Luna de carvalho (Nova FCSH) e “Memória Arquivista da paróquia de Ferragudo: Conhecer para salvaguardar”, por Diogo Vivas, da Câmara de Lagoa.

Este último painel segue-se a dois, realizados em Setembro e Outubro, sobre os temas “O mar e o rio” e “Arquivo(s) e Memória(s)”.

 

 



Comentários

pub