Centro de Formação de Albufeira é «balão de oxigénio» na qualificação de pessoas para o turismo

Homologação do protocolo de colaboração entre o município e o IEFP foi assinado esta sexta-feira, 19 de Novembro

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

O Centro de Formação Profissional de Albufeira «será um balão de oxigénio para o território, permitindo o arranque de um motor essencial para quebrar ciclos de pobreza e criar ciclos de inovação. Estamos a transformar este sonho em ação, algo que o Plano de Recuperação e Resiliência também nos permitiu», disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esta sexta-feira, 19 de Novembro, naquela cidade.

Ana Mendes Godinho falava durante a homologação do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a criação do Centro de Formação Profissional de Albufeira.

O espaço ficará situado no Tominhal, em Ferreiras, e qualificará cerca de mil pessoas por ano, nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, permitindo diversificar a base económica e o capital humano do próprio concelho, dos municípios vizinhos e da região algarvia.

Este Centro de Formação em Albufeira começará as obras em breve e será o primeiro a avançar de raiz, a nível nacional, com investimentos do PRR. Neste momento inicial, serão investidos cerca de três milhões de euros, dois para a construção do edifício e um, pelo menos, para equipamentos. A obra deverá começar quanto antes e terminar em 2025.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, este Centro de Formação Profissional vai tornar-se essencial para que as empresas consigam trabalhadores mais qualificados. «Teremos um espaço onde as pessoas poderão adquirir conhecimentos e competências para que depois sejam utilizadas não só no turismo, mas também noutras atividades».

O autarca salientou ainda que «faremos de tudo para que a obra se desenvolva o mais rapidamente possível». No entanto, a ministra Ana Mendes Godinho quer que o prazo da obra seja acelerado: «Não pode ser apenas em 2025. O tempo corre contra todos nós, do ponto de vista do desenvolvimento, e, acima de tudo, deste instrumento concreto que pode mudar a vida de tantas pessoas».

«Através do PRR e do PT2030, temos um grande foco de investimento na dimensão das qualificações, como motor determinante, e queremos fazer a diferença para garantir uma sociedade mais inclusiva», sublinhou a ministra, que se encontrava na região também para o lançamento do Observatório Nacional do Envelhecimento.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Com dois Centros de Formação Profissional do IEFP no Algarve, um em Faro e outro em Portimão, este novo em Albufeira era «uma necessidade sentida há muito tempo pela população», salientou, por sua vez, Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, durante a sua intervenção na cerimónia.

«Albufeira ainda não tinha nenhum Centro de Formação Profissional e, sendo um dos grandes motores económicos da região, merece e tem a necessidade de ter esta infraestrutura».

O secretário de Estado explicou ainda que a atividade turística de hoje enfrenta um desafio de qualificação e de adaptação aos novos tempos, em que a formação dos profissionais e das empresas é da maior importância.

No final da cerimónia, Ana Mendes Godinho aproveitou para felicitar Madalena Feu, delegada regional do IEFP, pelo «grande desafio que tem em mãos», e afirmou ter a certeza de que este será «um instrumento muito transformador das pessoas e das empresas, que dará grandes oportunidades aos algarvios e ao Algarve».

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub