Celebrar o Dia Mundial da Filosofia com um “speaker’s corner” na Secundária Teixeira Gomes

Para celebrar o Dia Mundial da Filosofia e a Liberdade de Expressão

O mítico Speaker’s Corner em Hyde Park – Créditos da foto: Colin Smith / Speaker’s Corner / CC BY-SA 2.0

Um “Speaker’s Corner” na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes? Why not?! Pois é, não estamos em Hyde Park, mas o 11.º S, uma turma de Artes, acha que os jovens também “riscam”. E querem deixar marcas.

Tudo começou com um desafio colocado numa aula de Filosofia, que foi imediatamente aceite e batizado com o nome “Our Speaker’s Corner”.

A inauguração é amanhã, 18 de Novembro, Dia Mundial da Filosofia, às 10 horas, na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG), em Portimão.

Trata-se de criar um espaço nos jardins da escola que seja um símbolo do livre pensamento e um estímulo à liberdade de expressão, ao exercício da cidadania e à promoção da inclusão.

Inspirado no mítico Speaker’s Corner no Hyde Park, em Londres (onde, desde 1872, os londrinos podem exprimir livremente as suas opiniões e fazer as suas críticas, desde que não toquem em solo britânico), o Speaker’s Corner da Teixeira estará vocacionado para debates informais e espontâneos, aulas ao ar livre ou quaisquer outras atividades (educativas, artísticas ou lúdicas) que os membros da comunidade escolar decidam fazer.

Além disso, o espaço de jardim onde está colocado passa a ser “O canteiro das Artes” e será intervencionado com as plantas, flores e esculturas que os alunos e as alunas de Artes decidirem colocar lá.

Esperam os alunos que este seja, apenas, o primeiro de vários equipamentos de exterior idealizados e construídos pelas alunas e os alunos da ESMTG, como contributo para a requalificação dos jardins da escola e incentivo à utilização dos espaços exteriores nas dinâmicas pedagógicas do agrupamento.

Será constituído por um estrado em madeira com rampa acessível, um painel em madeira com a identificação do projeto e um conjunto de pequenos bancos para ouvintes com dificuldades de locomoção, quase tudo feito com materiais usados obtidos junto da comunidade educativa, nomeadamente os encarregados de educação.

Os pequenos bancos serão pintados de modo a, no seu conjunto, incluírem as diferentes cores do arco-íris, como símbolo da defesa da não discriminação por razões de orientação sexual.

A conceção e produção dos equipamentos é da responsabilidade do 11.º S e no projeto foram envolvidos encarregados de educação, os grupos de Filosofia e de Artes Visuais e a direção do Agrupamento Manuel Teixeira Gomes.

 

 
 



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