Castro Marim organizou caminhada solidária pela prevenção do cancro da mama

Iniciativa teve lugar este domingo, 31 de Outubro

A Junta de Freguesia de Castro Marim organizou este domingo, dia 31 de Outubro, uma caminhada solidária pela prevenção do cancro da mama, no âmbito do Outubro Rosa, sendo que os donativos recolhidos, em troca de uma t-shirt ou boné solidário, serão agora entregues à Associação Oncológica do Algarve (AOA).

A esta causa associou-se a Paróquia de Santiago, que teve a sua Igreja Matriz iluminada de rosa, numa iniciativa articulada com o município de Castro Marim que apoiou também recentemente a reparação do telhado e a pintura da fachada.

O movimento, conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October), nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito «de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama», diz a autarquia.

Desde então, a cor rosa é utilizada para «homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área».

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove o “Outubro Rosa”, no qual sensibiliza para a derradeira importância do rastreio.

Por ano são diagnosticados mais de 6.000 novos casos de cancro da mama em Portugal. Se diagnosticado precocemente, este cancro tem uma taxa de cura superior a 90%, por isso a melhor resposta é o rastreio.

O município de Castro Marim «manifesta também a sua solidariedade e endereça um abraço amigo a todos os que sofrem, diretamente ou na família, este tão presente cancro, nas mulheres e homens», conclui.

 



Comentários

pub