Algarviana Ultra Trail regressa para desafiar atletas a percorrer quase 300 quilómetros

Este evento é organizado pela ATR-Associação Algarve Trail Running

O Algarviana Ultra Trail (ALUT) está de regresso e vai a partir desta quinta-feira, 25 de Novembro, ligar o Cabo de São Vicente a Alcoutim, num total de cerca de 300 quilómetros. 

Será no Cabo de São Vicente, que 84 atletas a solo e cinco equipas de quatro elementos em estafetas irão iniciar o percurso ALUT. Esta será a prova com mais elementos do género feminino (13) e estarão presentes atletas de 11 países diferentes: Portugal, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Luxemburgo, Polónia e Roménia.

«Esta é uma prova de atletas para atletas. Este é o limite das nossas capacidades para conhecermos e tratarmos pelo nome todos os atletas. Por isso é que quando nos pedem para explicar o que é o ALUT, não conseguimos, pois, o ALUT não se explica, sente-se», explica Cláudia Guerreiro, presidente da ATR – Associação Algarve Trail Running que organiza a iniciativa.

A prova terá início esta quinta feira, dia 25 de Novembro, na Fortaleza do Beliche no Cabo de São Vicente, às 16h30 para os atletas a solo e às 17h30 para os estafetas.

Cada atleta define a sua estratégia: competição ou superação pessoal, sendo que o tempo limite é definido pelos três dias de prova.

O público poderá assistir à prova presencialmente ao longo do percurso ou acompanhar, em tempo real, aqui ou no Facebook e na página de Youtube – ALUT Algarviana Ultra Trail.

A cerimónia de entrega de prémios será no dia 28 de Novembro, às 14h00.

Este evento é organizado pela ATR-Associação Algarve Trail Running e tem o o apoio da Região de Turismo do Algarve, da ANA – Aeroportos de Portugal e da Associação Almargem, entidade gestora da Via Algarviana, dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos, Vila do Bispo e Faro e inúmeros parceiros públicos e privados.

A Via Algarviana, cuja gestão e manutenção é da responsabilidade da Associação Almargem, é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente. Os cerca de 300 quilómetros do itinerário da GR13, na sua maioria instalados na Serra Algarvia, atravessam 9 concelhos do Algarve: Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo.

 



Comentários

pub