Algarve celebra Natal com feiras, mercados, concertos e humor

Há muito por onde escolher

O Algarve vai celebrar o Natal, ao longo do mês de Dezembro, com feiras, mercados, concertos e um festival de humor. 

Para quem já está à procura de presentes de Natal, pode escolher o comércio tradicional, optando pelas dezenas de feiras e mercados que vão percorrer os vários concelhos do Algarve.

Entre eles, destaca-se o Mercadinho de Natal de Portimão (de 1 a 23), inspirado nos mercados de Natal de rua do Norte da Europa, onde não faltará animação para quem o visitar.

Também Vale do Lobo (dia 4), Loulé (4), Cacela Velha (5), São Brás de Alportel (5) e o Vila Vita Parc (18 e 19, em Lagoa) realizam mercadinhos de Natal com várias sugestões de presentes – como o artesanato e produtos agroalimentares regionais – e com muita animação, que prometem envolver as ruas no espírito natalício.

Albufeira, Moncarapacho, Quarteira, Silves recebem a Orquestra Clássica do Sul que, entre 17 e 22, realiza o Ciclo de Concertos de Natal.

Em Lagos, o Centro Cultural recebe no dia 4 a Orquestra Ligeira de Lagos que interpretará “É a Magia do Natal”.

A 22 de Dezembro, às 21h30, Diogo Piçarra sobe ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, para apresentar “Vem Cantar Comigo”, uma tour que marca a primeira vez a solo do cantor e que tem como particularidade um momento de duetos com um artista da região.

Albufeira vai ser novamente palco do Solrir – Festival de Humor, onde, durante quatro noites (29 e 30 de Dezembro e 1 e 2 de Janeiro), oito humoristas apostam em sair de 2021 e entrar em 2022 de uma única forma: às gargalhadas.

Herman José, Nilton, Marco Horácio, Fernando Rocha, Ana Bola, David Cristina, Serafim e Aldo Lima são os oito convocados para uma noite de comédia no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados.

No último mês do ano, a Galeria Municipal João Bailote, em Albufeira, recebe a exposição Santons, de Ragnhild Olsen. Em exibição até ao dia 7 de Janeiro, esta exposição recupera uma antiga tradição de Natal da Provença, no sul de França, ao trazer santons (ou, melhor, bonecas de argila) feitas à mão, e que medem entre 25 a 30 centímetros, totalmente trajadas a rigor e assinadas por diferentes artistas.

A companhia de Moscovo Russian Classical Ballet, dirigida pela bailarina Evgeniya Bespalova, regressa a Portugal e faz paragem em Lagoa, a 12 de Dezembro, no Auditório Municipal Carlos do Carmo, para apresentar a nova produção do bailado clássico “A Bela Adormecida”, uma narrativa que desperta o encanto dos contos de fadas.

Finalmente, nos dias 4 e 5 de Dezembro, a primeira edição da Taça dos Campeões de Ralis Regionais – Claudino Romeiro vai percorrer as estradas de vários concelhos.

Estes e outros eventos estão reunidos no guia mensal de eventos editado pela Região de Turismo do Algarve, uma publicação bilingue (português e inglês), com uma tiragem de 35 mil exemplares e distribuição gratuita nos hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-cars e campos de golfe da região.

 



Comentários

pub