Alcoutim: Especialistas debatem necessidades do aumento da esperança de vida em Portugal

Iniciativa terá lugar no dia 10 de Novembro, às 17h00, no Espaço Guadiana, em Alcoutim

O webinar “Longevidade – Desafios de Futuro” vai reunir diversos especialistas que irão debater questões relacionadas com as necessidades atuais decorrentes do aumento da esperança de vida em Portugal, no dia 10 de Novembro, às 17h00, no Espaço Guadiana, em Alcoutim, com transmissão online.

O evento, dividido em dois painéis, irá «procurar responder às questões que atualmente se colocam à rede de prestadores de cuidados sociais e às famílias, motivados pelo aumento da longevidade nas sociedades atuais», diz a organização.

Trata-se de uma iniciativa pioneira neste âmbito com o objetivo de «discutir as respostas existentes e a integração de novas respostas de base tecnológica que permitam mitigar situações como as do isolamento e a prestação de cuidados remotos».

Estão confirmadas no primeiro painel, subordinado ao tema “Contexto e Tendência Evolutiva”, as presenças de Adalberto Campos Fernandes, especialista em Saúde Pública e ex-Ministro da saúde, Inês Guerreiro, ex-coordenadora da Unidade de Missão da Rede de Cuidados Continuados, Margarida Flores, diretora do Centro Regional de Segurança Social do Algarve, e o autarca de Alcoutim Osvaldo Gonçalves.

Já o segundo painel, que terá como tema a “Inovação Tecnológica”, terá o administrador da WIFI4MEDIA, Paulo Bernardo, o investigador Valter Bárbio e o diretor comercial da LG em Portugal, Luís Lameiras.

A escolha de Alcoutim para a realização desta iniciativa «não foi casual, dado este ser o concelho mais envelhecido do país, onde as questões relacionadas com o isolamento dos idosos estão no centro da agenda local», conclui a organização do webinar.

A transmissão online do evento será feita através da página de Facebook

 



Comentários

pub