Albufeira plantou 10 sobreiros para assinalar Dia da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone celebra-se anualmente a 23 de Novembro

Albufeira plantou 10 sobreiros, na passada sexta-feira, 26 de Novembro, na Quinta de Alpouvar, junto às Hortas Comunitárias, para assinalar o Dia da Floresta Autóctone. 

As bolotas dos 10 sobreiros plantados na Quinta de Alpouvar foram recolhidas em Novembro de 2019, em Monchique, e germinadas nas instalações do Centro de Ciência Viva do Algarve.

Cada sobreiro tem em média 20 centímetros de altura, mas só daqui a 25 anos será possível proceder à primeira extração de cortiça. Para a plantação «foram usadas pastilhas Ectoplant Protecção», diz a Câmara de Albufeira.

 

 

José Carlos Rolo sublinha que a ação se reveste de enorme simbolismo, uma vez que a preservação e plantação de espécies autóctones como o sobreiro «constitui uma mais-valia no que respeita à conservação da natureza e da biodiversidade, produção de oxigénio, fixação de gases com efeito de estufa, proteção do solo e dos aquíferos, bem como na recuperação das áreas ardidas».

José Carlos Rolo destaca que este tipo de ações vai de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Vida Terrestre, que visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade.

 

 

O autarca está convicto de que a colaboração de todos é essencial para garantir os referidos objetivos, pelo que desafia a comunidade (escolas, associações, empresas e munícipes em geral) a recolher algumas sementes de espécies autóctones, faça-as germinar e posteriormente proceda à sua plantação num terreno disponível, para que todos façam parte do processo, contribuindo para a preservação do património natural e da biodiversidade do nosso concelho.

A iniciativa também contou com a presença da responsável do Centro de Ciência Viva do Algarve Cristina Veiga-Pires. Em 2011, a Assembleia da República atribuiu ao sobreiro o estatuto simbólico de “Árvore Nacional”, chamando a atenção para o seu valor económico, social e ambiental.

O Dia da Floresta Autóctone, que se celebra anualmente a 23 de Novembro, foi instituído com o objetivo de promover e divulgar a importância da conservação das florestas naturais, nomeadamente das espécies que fazem parte do património natural português.

 



Comentários

pub