Agência Europeia do Medicamento recomenda dois medicamentos contra a Covid-19

Um dos medicamentos também pode ser utilizado para prevenir a Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, 11 de Novembro, que recomendou a autorização de dois medicamentos para a Covid-19.

Num comunicado disponível na sua página oficial a EMA diz que se trata dos primeiros anticorpos monoclonais recomendados para autorização de comercialização.

Os dois medicamentos aprovados são o Ronapreve (casirivimab/imdevimab) e o Regkirona (regdanvimab), o primeiro da farmacêutica Roche, Suíça, e o segundo da Celltrion Healthcare, da Coreia do Sul.

Para o Ronapreve a EMA recomendou a autorização para o tratamento da Covid-19 em adultos e adolescentes (a partir dos 12 anos e com pelo menos 40 quilos), que não necessitem de oxigénio suplementar e que corram um risco acrescido de a sua doença se tornar grave.

O medicamento também pode ser utilizado para prevenir a Covid-19 em pessoas com mais de 12 anos, diz a EMA na sua página oficial.

Quanto ao Regkirona, a EMA recomendou também autorizar o medicamento para o tratamento de adultos com Covid-19 que não necessitem de oxigénio suplementar e que estão igualmente em risco acrescido de a sua doença se tornar grave.

“Ronapreve e Regkirona são os primeiros medicamentos anticorpos monoclonais a receberem um parecer positivo” diz a Agência, explicando que os anticorpos monoclonais “são proteínas concebidas para se anexar a um alvo específico, neste caso a proteína spike da SRA-CoV-2, que o vírus utiliza para entrar em células humanas”.

A EMA diz ter avaliado dados de estudos que mostram que o tratamento com os dois medicamentos reduz significativamente as hospitalizações e as mortes em doentes com Covid-19.

 



Comentários

pub