“A Terra Treme” esta sexta-feira para sensibilizar população sobre risco sísmico

Exercício durará um minuto e será feito às 11h05

“A Terra Treme” mais uma vez durante um minuto na manhã desta sexta-feira, 5 de Novembro, às 11h05, num exercício público promovido a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para lembrar a população, as comunidades escolares e as organizações sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo.

A 9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico tem o objetivo de «capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco», diz a ANEPC.

A data escolhida, 5 de Novembro, é o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

Este é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido pela ANEPC, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

A iniciativa dá a conhecer «as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita».

Além da população escolar, «cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva», a ANEPC tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros sectores da sociedade civil.

A ANEPC convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se  e a participarem como «demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no exercício “A Terra Treme”», conclui.

 



Comentários

pub