200 atletas vão disputar VII Meeting Internacional do Algarve nas Piscinas de Albufeira

Competição é uma das mais importantes do calendário nacional de natação

O VII Meeting Internacional do Algarve em natação realiza-se de 12 a 14 de Novembro, nas Piscinas Municipais de Albufeira. 

Esta competição realizada em piscina curta (25 metros) é uma das mais importantes do calendário nacional de natação. O evento terá um formato de eliminatórias, finais e finais diretas em regime de absolutos realizadas em cinco sessões.

«Em 2019, esta prova contou com calorosa receção do público e dos atletas, pelo que Albufeira volta a receber o encontro, depois do interregno de um ano, dada o elevado risco pandémico do ano passado», diz a Câmara Municipal.

Este ano, a sétima edição do Meeting Internacional do Algarve em natação vai contar com a participação da seleção nacional absoluta, prevendo-se a presença de cerca de 200 atletas oriundos de 42 clubes, nomeadamente 37 nacionais, de onde se destacam Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, e ainda dois clubes de Espanha, um de Singapura, outro de Moçambique e um do Malawi.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, salienta que este evento, o maior realizado neste espaço na última década, será uma excelente preparação para o Mundial de Natação de Síndrome de Down – DSISO a realizar-se em 2022.

O Município tem «infraestruturas desportivas indoor e ao ar livre preparadas para acolher grandes eventos, pessoal à altura dos desafios, boas condições climatéricas e capacidade hoteleira para acolher equipas e acompanhantes, quer no caso de eventos isolados quer da realização de estágios desportivos», diz o autarca.

O presidente da Câmara acredita ainda que esta modalidade desportiva pode ter um grande impacto na imagem de Albufeira enquanto destino de práticas desportivas.

O VII Meeting Internacional de Natação do Algarve é reconhecido pela FPN e pela FINA como um dos eventos de qualificação para as principais competições nacionais e internacionais, como o Campeonato Nacional em piscina curta a realizar-se entre os dias 26 e 28 de Novembro, em Leiria, e o Campeonato do Mundo em piscina curta que vai decorrer entre os dias 16 e 21 de Dezembro em Abu Dhabi.

A prova é organizada pela Associação de Natação do Algarve (ANALGARVE), com o apoio da Federação Portuguesa de Natação (FPN), do Futebol Clube de Ferreiras e da Câmara Municipal de Albufeira.



Comentários

pub