Verso, o cocktail algarvio que é um poema

«A vida sabe bem melhor em verso»

São seis cocktails, servidos numa lata e acompanhados de uma quadra ou não estivéssemos nós a falar da “Verso”, uma marca algarvia que nasceu no primeiro confinamento e já pensa em altos voos, dentro e fora de Portugal. 

A ideia da “Verso” tem dois nomes: Wilson Pires e Tiago Oliveira.

«Durante o primeiro confinamento, a necessidade de não ficarmos parados pôs-nos a pensar em como poderíamos utilizar um dos piores períodos da história da humanidade para fazer algo inovador», conta Wilson, ao Sul Informação.

Assim nasceram seis cocktails.

Quatro têm álcool: “Poncha da Madeira com Maracujá, Tangerina, Funcho, Mead e Aguardente de Cana” (5,1%), “Sangria Mediterrânica com Pêra Rocha, Manjericão e Gengibre” (4,8%), “Spritz de Framboesa e Erva Príncipe” (4,4%) e “Porto Tónico com Zimbro, Pepino e Hortelã” (6,8%).

Há ainda dois sem qualquer teor alcoólico: “Tepache com Manga e Lúpulo” e “Soda de Toranja e Manjerona”.

Todas as bebidas, garante Wilson Pires, são «feitas de forma artesanal».

«Nós somos bartenders e a filosofia é só usarmos o que a natureza nos dá e não o que indústria produz. Os processos são muitos e complexos, mas queria destacar a quantidade de processos de fermentação existentes», diz.

Além de poder encontrar – e encomendar – os cocktails nas redes sociais da marca, também é possível beber um “Verso” na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, ou no bar Pippers, também na capital algarvia.

Uma das particularidades é o facto de todas as bebidas serem acompanhadas por uma pequena quadra que pode ser apreciada quando encomendamos a bebida. No Porto Tónico, lê-se:

 

Frescura com perfumes mil
Aromas de Primavera sorridente
Ousado e cativante no carácter
Este filho da Nação Valente

 

Até agora, a experiência de criar estas novas bebidas «tem sido fantástica», considera Wilson Pires.

«Por um lado, estamos a criar algo maravilhoso para a nossa comunidade, trabalhando com os pequenos produtores que nos rodeiam e nos fornecem produtos como o mel ou as framboesas», conta.

Por outro, «estamos a democratizar o cocktail, tornando-o acessível a todos e pronto para ser consumido onde, quando e com quem quiseres», acrescenta.

Os fundadores já pensam também naquilo que se segue. O futuro da marca «promete ser lindo…mas com muitas dores de cabeça».

«Esperemos poder vir a ser uma bandeira dentro e fora do país. Iremos manter-nos fiéis aos nossos princípios de sustentabilidade: descascar mais e desembrulhar menos. Queremos crescer e que mais pessoas e pequenas empresas cresçam connosco, tornando esse futuro mais bonito, mais alegre e mais saboroso», diz Wilson.

Até porque…«a vida sabe bem melhor em verso».

 

 



Comentários

pub