Uma cobra-de-escada bebé e as diferenças entre uma rã e um sapo

Embora o sol continuasse em grande, havia nuvens altas e uma brisa refrescante

T1 E7 – S. Teotónio>Odemira

Muita coisa mudou de ontem para hoje. Mudou o tempo, mudou o tipo de percurso, mudou o número de caminhantes. Mas vamos por partes.

De acordo com a ficha técnica, 19 km, fácil, sem qualquer ponto de abastecimento durante o percurso.
Embora o sol continuasse em grande, havia nuvens altas e uma brisa refrescante. Também apareceram mais dois caminhantes, uma já conhecida do primeiro episódio e outro, lisboeta mas com raízes algarvias, que foi uma revelação em termos de animação, tanto nas “estórias” que ia contando, como na demonstração do seu grande repositório de músicas infantis… E não só.
A primeira parte do percurso, junto à ribeira de S. Teotónio, foi muito agradável, perto da água, fresco e com grande diversidade de árvores e arbustos. Já se vai tornando difícil, mas ainda conseguimos comer alguns medronhos maduros, porque estão quase todos secos.
Pelo caminho, encontrámos e documentámos fotograficamente uma cobra-de-escada bebé e aprendemos as diferenças entre uma rã e um sapo. Dando uma de National Geographic, a rã tem o corpo fusiforme, as pernas mais compridas e necessidade de estar junto à água, enquanto o sapo é mais encorpado e só precisa de água na altura reprodução.
Desta vez, não nos cruzámos com ninguém, ultrapassámos foi um alemão que seguia sozinho para Odemira e que depois ia virar para a esquerda e descer a costa pelo trilho dos pescadores.
Também fomos ultrapassados por um trator que rebocava um grande atrelado de estrume, cujo condutor fez uma grande festa quando nos viu.
Foi um bom troço, saudados à chegada por uma águia-de-asa-redonda, mas, com grande desgosto do caminhante-animador, não foi possível meter os pezinhos no Rio Mira.
Uma nota final. No Alentejo, tem sido muito difícil terminar a etapa e encontrar um sítio para as tradicionais imperiais. Hoje, após muita busca, encontramos aberto o Escondidinho do Poço, onde a senhora, ao saber que vínhamos a pé e estávamos desesperadamente sequiosos, interrompeu o que estava a fazer para nos salvar.

 



Comentários

pub