Três escolas do Algarve vencem prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

Foram distinguidas 30 escolas a nível nacional

Os agrupamentos de escolas Rio Arade (Lagoa), Bemposta (Portimão) e Paula Nogueira (Olhão) receberam o prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, que foi entregue na passada terça-feira, 12 de Outubro, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença de António Costa, primeiro-ministro, e de Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

Estes três agrupamentos de escolas algarvios fizeram parte dos 30 premiados, a nível nacional, no âmbito deste galardão que «visa reconhecer e distinguir escolas que desenvolvam práticas educativas e projetos de cidadania promotores do desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã, no respeito pela dignidade humana no exercício da cidadania plena, na solidariedade para com os outros, na diversidade cultural, na inclusão e no debate democrático».

O Selo “Escola Gandhi” «distingue escolas que estimulam a participação ativa na construção de sociedades mais justas, solidárias, igualitárias e inclusivas, no quadro da democracia e da defesa dos direitos humanos».

Ser uma “Escola Gandhi” significa também «ser uma escola que ensina a estar, a conhecer e a escutar os outros, uma escola que promove o bem-estar e a não violência e uma escola que dá liberdade à criatividade e ao conhecimento divergente.

A iniciativa, promovida pela Direção Geral de Educação, destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário, sendo que os projetos apresentados podem ser documentos escritos ou multimédia, produções artísticas ou projetos comunitários.

 



Comentários

pub