Teia d’Impulsos educa alunos de Portimão para o meio aquático

A primeira fase deste projeto será desenvolvida ao longo deste ano letivo e irá abranger cerca de 2.400 alunos e 2.000 famílias de Portimão

O projeto “Educação para o Meio Aquático” (EMA), da Associação Teia d’Impulsos, começou esta segunda-feira, 18 de Outubro, para ensinar mais sobre biodiversidade e técnicas de navegação de barco à vela a alunos do 5º e 7º ano do concelho de Portimão.

A primeira fase deste projeto será desenvolvida ao longo deste ano letivo e irá abranger cerca de 2.400 alunos e 2.000 famílias de Portimão.

«As escolas que revelaram interesse em participar encaminharão as suas turmas para as sessões do EMA a decorrer na Marina de Portimão. Durante cerca de três horas, as respetivas turmas são divididas em grupos e enquanto uns aprendem mais sobre a biodiversidade e a preservação dos ecossistemas marinhos, com atividades lúdicas na praia, outros experimentam técnicas de navegação de barco à vela», explica a Teia d’Impulsos.

Rita Silva, bióloga marinha do projeto, explica que, neste projeto, «as crianças irão aprender um pouco sobre a vida marinha presente na região, os seus habitats e como podemos todos ajudar o nosso planeta».

O objetivo «é promover o enriquecimento dos programas curriculares, com a inclusão de uma oferta educativa no âmbito da cultura marinha e marítima».

Além disso, o EMA «pretende sensibilizar as crianças e jovens para a importância do meio aquático e da economia azul, com todas as oportunidades que estes oferecem, assim como incutir-lhes responsabilidade ambiental e práticas eco-friendly».

A par de outros projetos da Associação, como o FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia e a Vela Solidária, também o EMA estará apto para a participação de crianças e jovens com mobilidade condicionada.

 



Comentários

pub