Rota do Petisco termina em festa

Este ano a Rota Solidária irá apoiar nove projetos sociais, previamente selecionados, com o valor da aquisição do passaporte do evento

A Rota do Petisco terminou mais uma edição no dia 10 de Outubro e a Teia D’Impulsos, organizadora da iniciativa, vai voltar a realizar a habitual Festa de Encerramento, que terá lugar esta sexta-feira, dia 29 de Outubro, às 18h30, na sua sede no Espaço Raiz, em Portimão.

Num importante momento de retoma para a restauração, após a Covid-19, o evento «foi a “desculpa” perfeita para voltar a juntar os petiscadores à mesa, com familiares e amigos, e levá-los a descobrir novas iguarias e estabelecimentos, que assim quiseram dar a conhecer o seu trabalho», começa por dizer a associação Teia D’Impulsos.

Os resultados são «excelentes», num evento «que se confirmou bastante resiliente em período de pandemia». O evento deste ano «gerou um impacto económico direto próximo dos 400 mil euros, com mais de de 135 mil ementas vendidas, o que representou um aumento de mais de 20% em relação ao impacto em 2020».

Este ano a Rota Solidária irá apoiar nove projetos sociais, previamente selecionados, com o valor da aquisição do passaporte do evento.

Nesta 11.ª edição, foram vendidos mais de 13 milhares de passaportes pelo que foi possível, graças a todos os petiscadores, angariar cerca de 20 mil euros para as instituições, valor que ultrapassa o do ano passado e excede as expectativas da organização.

 

 

Nuno Vieira, coordenador do projeto Rota do Petisco, realça que «a organização da edição de 2021 da Rota do Petisco foi um desafio para a Teia D’Impulsos, tendo em conta as dificuldades sentidas pelo impacto da pandemia de Covid-19 para a implementação do projeto».

«Felizmente, a receptividade tanto dos estabelecimentos de restauração, dos nossos parceiros e dos próprios petiscadores para abraçarem com entusiasmo mais uma rota, tornaram realidade a 11ª Rota do Petisco que se traduziu em mais um sucesso. Ultrapassamos as 130 mil rotas vendidas e o grau de satisfação dos participantes foi muito elevado. Estamos já a começar a pensar em 2022, para que todo o Algarve volte novamente a entrar em Estado de Petisco!», exclama.

Uma vez mais, os petiscadores foram convidados a eleger as 10 Estrelas da Rota do Petisco 2021 nas categorias de “Melhor Ementa” e “Melhor Espírito”, e a criarem um slogan para o evento, habilitando-se assim a um Prémio Especial, tendo aderido de forma significativa.

Os vencedores das 10 Estrelas da Rota, para a categoria de “Melhor Ementa”, são Chaparro (Aljezur), Império – Cervejaria Marisqueira (Lagos), Tapas Ó Destapas (Portimão), Peixarada (Portimão), Velochique (Monchique), asa do Rio (Lagoa), Vale d’el Rei (Tavira), Água Salgada Marisqueira (Loulé), NAU Salgados Dunas Suites – Restaurante L14 (Albufeira) e Marisqueira Casa Velha (Silves).

Já para a categoria de “Melhor Espírito”, os vencedores são Restaurante Gigi (Vila do Bispo), Amuras Bar (Lagos), Humberto’s (Portimão), Segredos, Saberes e Sabores (Monchique), V5 Petiscaria e Bar (Lagoa), Recanto dos Mouros (Silves), Vila Petra – Bucha Tapas & Wine Bar (Albufeira), Bistro Gastronómica (Albufeira), Café Vitória (São Brás de Alportel) e Dayia Sushi & Cocktail (Tavira).

 

 

Com o intuito de reunir os parceiros, agradecendo todo o seu apoio, e de fazer um balanço do evento e dos números alcançados, a Teia D’Impulsos vai voltar a organizar a habitual Festa de Encerramento da Rota do Petisco, com um dos momentos chave do evento a ser «a atribuição dos vários prémios da Rota aos justos vencedores, entre estabelecimentos e petiscadores», tendo os estabelecimentos vencedores sido desafiados a (re)apresentar os seus petiscos durante a festa.

Os petiscadores que venceram o Prémio Especial com o melhor slogan da Rota também foram convidados a marcar presença.

Além disso, serão conhecidas também as três melhores fotografias partilhadas nas redes sociais, através da iniciativa Rota das Imagens, e será feito o sorteio dos restantes Prémios da Rota, atribuídos mediante o envio de prova de 12 carimbos diferentes no passaporte.

Este ano, os municípios participantes da Rota do Petisco foram Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

Entre os parceiros contam-se, ainda, a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Direção Regional de Cultura do Algarve (Cultalg), as Terras do Infante, a Freguesia de Portimão e a Freguesia de Alvor, a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), os Comboios de Portugal (CP), a Multiponto, a IT Base, a Prime Digital, a Double Bun, a Zomato, a Necton, André Mota – Fotografia e Vídeo, o Sul Informação, a Alvor FM, a Sagres FM, a Total FM, a Rádio Gilão e a Rádio Horizonte.

 



Comentários

pub