Rota do Petisco entra na fase final, mas ainda há prémios para ganhar

Ainda pode petiscar em restaurantes de 11 municípios até domingo

A Rota do Petisco está a chegar ao fim mas ainda será possível provar 292 petiscos a partir dos melhores produtos da região do Algarve em restaurantes de 11 municípios do Algarve até domingo, dia 10.

Até lá, os petiscadores ainda podem concorrer ao Prémio Especial da Rota – uma estadia de duas noites para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído, no hotel de 4 estrelas Vila Petra em Albufeira – tendo, para isso, «de ser criativo e escrever uma frase para slogan do evento que inclua as palavras “Rota do Petisco”», segundo os organizadores do evento.

A frase é submetida no formulário que pode encontrar no site do evento, onde os participantes «são desafiados também a eleger quais são, para si, as 10 Estrelas da Rota do Petisco 2021, nas modalidades de Melhor Ementa e Melhor Espírito».

Além deste grande prémio, há outros a que os petiscadores se podem habilitar, após percorrer, pelo menos, 12 paragens do roteiro gastronómico, «entre estadias e experiências diversas, como uma massagem ou tatuagem, de 22 parceiros do evento».

Para tal, basta fotografar 12 carimbos diferentes do seu Passaporte e enviar para o email [email protected] ou pelo Whatsapp, para o número 910174814.

«Através da Rota das Imagens são ainda premiadas as três melhores fotografias, partilhadas nas redes sociais por petiscadores, com a hashtag #rotadopetisco2021. Esta Rota conta com a parceria de André Mota – Fotografia e Vídeo».

Em 2021, uma das novidades foi o “Dia do Município”, «especialmente dedicado a cada um dos concelhos aderentes, com o encontro da equipa da Rota do Petisco com o executivo e representantes de cada autarquia e interação com estabelecimentos e petiscadores que foi encontrando pelo caminho, oferecendo brindes do evento».

Houve mesmo presidentes de executivo que retribuíram o gesto, nomeadamente Isilda Gomes, de Portimão, que partilhou uma mensagem a «saudar os restaurantes que aderiram à Rota e pedir-lhes que continuem a investir nesta gastronomia. É de facto, uma das formas de nos distinguirmos também do resto da Europa e Mundo. Sejamos turistas dentro da nossa própria terra e valorizemos a Rota do Petisco que é um projeto nosso e que gostaríamos que continuasse a crescer».

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), deu também o seu testemunho à organização, «reconhecendo a potencialidade do evento na dinamização da atividade turística da região, muito marcada pela sazonalidade, algo que o projeto tenta combater ao concretizar o roteiro gastronómico após a época alta», segundo a Rota do Petisco.

«A ampla adesão de 292 estabelecimentos do nosso destino é reflexo da riqueza e diversidade dos nossos restaurantes que abrem o apetite a quem embarca nesta viagem. Esta é uma excelente iniciativa de promoção e dinamização da região, sabendo que o paladar de quem adquire o passaporte, percorre a rota e descobre as diferentes ementas disponíveis nos restaurantes aderentes nunca mais irá esquecer o Algarve», considerou João Fernandes.

 

 



Comentários

pub