“Roadart – Design em Movimento” celebra sucesso da 1ª edição com desfile em Portimão

Iniciativas vão decorrer durante este domingo, 24 de Outubro, por Portimão

Patricia Rodrigues – Expressões portuguesas há muitas

A cidade de Portimão vai receber este domingo, 24 de Outubro, um desfile, marcado para as 17h00, e uma exposição de modo a celebrar o sucesso da 1ª edição do projeto Roadart – Design em Movimento, a decorrer desde Junho e que tem vindo a promover o vasto e rico património português através da decoração de viaturas de animação turística que têm circulado pela região do Algarve.

Assim sendo, estarão presentes as 10 viaturas decoradas no âmbito do projeto, bem como os representantes das empresas de animação turística integradas no projeto e os designers responsáveis pelas criações artísticas.

Portimão foi o município eleito para a realização, não só, do segundo desfile Roadart, mas também para ser o palco da terceira exposição e entrega dos prémios aos vencedores desta que é a primeira edição do Projeto.

O desfile, com início marcado para as 17h00, irá percorrer as ruas da cidade entre a Avenida Tomás Cabreira e a Zona Ribeirinha de Alvor. Esta última localização será o palco para a exposição que poderá ser visitada das 17h30 às 19h30 no largo entre as cabanas dos pescadores e o restaurante Restinga.

Haverá ainda a possibilidade de conhecer os designers, bem como saber mais sobre a inspiração por detrás de cada uma das criações artísticas.

«Desde Lisboa até aos nossos conterrâneos algarvios, destacamos os quatro designers com as obras mais votadas nas redes sociais – a arrecadar o primeiro prémio com a obra “Algarve, uma Força da Natureza”, aplicada numa carrinha Ford cedida pela empresa Portitours, temos Fernando Madeira, mais conhecido por “Phermad”», refere a organização.

No segundo lugar «temos a designer Patrícia Rodrigues com a sua obra “Expressões Portuguesas Há Muitas” aplicada num Jipe Land Rover Defender também cedido pela empresa Portitours».

Num honroso terceiro lugar «temos o graffiter albufeirense ASUR com a sua obra “Algarve Algarvio” aplicada numa Carrinha Volkswagen Pão-de-Forma cedida pela empresa Happy Van» e por fim, em quarto lugar, a artista Gorete Matias «com a sua criação “Hora de Viajar” aplicada num tuk-tuk cedido pela empresa Tuk Tuk Andrade», explica a Roadart.

O evento será ainda marcado pela entrega de quatro certificados de prémio aos designers cujas obras foram as mais votadas num concurso realizado nas redes sociais do projeto, sendo eles Fernando Madeira “Phermad”, Patrícia Rodrigues, ASUR e Gorete Matias. Esta cerimónia está marcada para as 19h00.

 

Fernando Madeira – “Algarve, uma Força da Natureza”

 

A exposição e desfile serão realizados em consonância com todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), pelo que serão cumpridas à regra todas as indicações.

Com este projeto surgiu «a possibilidade de estabelecer uma conexão e relação colaborativa mais próxima entre os vários agentes locais» em que, «muito mais do que proceder à valorização da identidade e cultura portuguesa junto das populações locais», o Roadart tem como objetivo «a promoção da cultura local e nacional junto de todos aqueles que visitam a região, não só nas épocas de maior movimentação, mas principalmente nos meses em que a atividade turística começa a diminuir».

«Foi possível envolver uma grande diversidade de público, o que possibilitou na veiculação do conceito e objetivo do projeto de forma ampla e criativa, tanto por meio digitais como por meios físicos».

Dado o sucesso desta edição, está a ser planeada uma 2ª edição do projeto Roadart, cujo objetivo é «o alargamento territorial para lá das fronteiras do Algarve», realça a organização.

«É também pretendido alargar a abrangência do projeto a outras expressões artísticas e formas de arte urbana e, por conseguinte, para o futuro estão identificadas três áreas de atuação, sendo elas a continuidade do projeto atualmente em vigor, através da decoração de viaturas com obras de designers, tendo por base o património nacional, regional e local, o levantamento do portfólio de vários artistas e obras de arte urbana visíveis em vários municípios, tendo em vista a criação de conteúdos a elas associados e, por fim, a elaboração de um plano estratégico para a divulgação e promoção online de atividades, eventos e tours associados a artes visuais».

O projeto “Roadart – Design em Movimento” decorre no âmbito da candidatura ao Programa Garantir Cultura pela Geoflicks, com apoio do COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 



Comentários

pub