Projeto quer melhorar qualidade de vida das famílias do Bairro da Cruz da Parteira

Iniciativa faz parte do programa Bairros Saudáveis

A Associação para o Planeamento da Família (APF) deu início, este mês, a um novo projeto que quer melhorar a qualidade de vida das crianças, jovens e famílias do Bairro da Cruz da Parteira, em Portimão. 

A iniciativa chama-se Bairro Con(s)Ciência e quer atuar em várias áreas.

«No eixo de intervenção Social, colocamos maior ênfase no desenvolvimento das competências socioemocionais da população, através da dinamização de atividades lúdico-pedagógicas em grupo, de modo a melhorar as componentes comportamental e relacional e a promover a resolução de conflitos», explica a APF, em nota de imprensa.

Assim, o «acompanhamento psicológico, o acompanhamento parental e o apoio ao estudo não ficam de fora – todas estas atividades serão cruciais na mitigação de diversos problemas sociais existentes no bairro, na redução do absentismo e o abandono escolares, e na diminuição da violência intrafamiliar», acrescenta.

Já no eixo de intervenção da saúde, este projeto irá promover diversas atividades de Educação para a Saúde e de Sensibilização, de forma a diminuir não só a ocorrência de comportamentos aditivos, mas também a promover a saúde sexual e reprodutiva e o planeamento familiar.

O Projeto Bairro Con(s)ciência faz parte de um grupo de 17 projetos aprovados para o Algarve, num total de 246 projetos a iniciar atividade, por todo o país, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis.

 



Comentários

pub