Portimão dedica semana à igualdade e inclusão com encontro de jovens, conversas e workshops

Iniciativa vai decorrer de 24 a 29 de Outubro, em Portimão

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

O município de Portimão vai dedicar uma semana à igualdade, inclusão e participação, de 24 a 29 de Outubro, que terá um “Encontro Igualdade de Género, Boas Práticas”, mas também conversas e workshops ligados a esta questão social, bem como ações de sensibilização para a temática.

Inscrita na agenda nacional da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com quem o município de Portimão estabeleceu um protocolo de cooperação, esta iniciativa é promovida no âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de Outubro.

Denominada “Semana Portimão pela Igualdade”, o evento contará com um “Encontro Igualdade de Género, Boas Práticas”, no dia 26 de Outubro, às 10h00, no pequeno auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Este encontro pretende ser «um espaço de partilha e sensibilização para esta problemática e de desconstrução dos estereótipos de género», realça a autarquia portimonense.

O primeiro tema da manhã será a apresentação do programa “Engenheiras Por Um dia”, a cargo de Mónica Canário, gestora da APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, que promove junto das estudantes de ensino não superior a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desmistificando a ideia de que ambas são domínios masculinos.

Esta é uma iniciativa da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, com coordenação da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que envolve uma rede de 70 entidades parceiras, 41 escolas básicas e secundárias e 15 instituições de ensino superior.

Desde a sua criação em 2017, o projeto “Engenheiras Por Um dia” já chegou a cerca de 10 mil jovens dos ensinos básico e secundário, que participaram em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria, sendo um dos objetivos desta apresentação desafiar os Agrupamentos Escolares do concelho à participação.

Esta apresentação complementar-se-á ao trabalho que tem vindo a ser feito em prol da promoção da igualdade de género e que será um tema a abordar pela chefe da Unidade de Intervenção Sócio Educativa do Município de Portimão, Susana Proença, a que se seguirá debate.

 

 

A pintora portimonense Stella Barreto, fundadora da Associação Iniciarte, às 11h00, falará sobre a igualdade de género na arte, seguindo-se um coffee break no Café Concerto do TEMPO.

Neste espaço estarão expostos alguns quadros em que a artista desafia a desconstrução do papel de género, assim como diversas obras literárias relacionadas com o tema.

Após a conversa com Stella Barreto, o Plano Municipal da Igualdade do Município de Portimão será apresentado por Carla Xavier, consultora para a igualdade de género e representante da empresa Índice.

Este instrumento de trabalho local encontra-se em fase de reformulação e está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação “Portugal + Igual” 2018-2030.

O plano visa «contribuir ativamente para a promoção da igualdade de género, consciencializando todos os que vivem ou trabalham no concelho para as questões que a temática envolve quanto à linguagem, à parentalidade, aos direitos laborais, ao combate de estereótipos e, sobretudo, ao respeito de cada um», explica o município de Portimão.

Segue-se então Fábio Simão, presidente da Associação Xis – Grupo para a Promoção e Proteção dos Direitos LGTBI, que dará a conhecer os objetivos desta entidade sem fins lucrativos no que toca à promoção e proteção da orientação sexual e da identidade de género junto de crianças, jovens e famílias, a que segue debate.

Durante o decorrer do encontro estão previstos vários apontamentos a cargo do TIPO – Teatro Infantil de Portimão, na pessoa do ator João Bota, «que surpreenderá a plateia com quadros humorísticos sobre alguns estereótipos que põem em causa a igualdade entre homens e mulheres», realça a autarquia.

As inscrições para o encontro são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser efetuadas até 25 de Outubro através do e-mail [email protected].

Antes deste encontro, no dia 25 de Outubro, terá lugar na Casa Teixeira Gomes, às 14h00, o primeiro workshop do “Ciclo pela Igualdade – Quem deve ser quem”, dirigido aos colaboradores do município de Portimão.

Dinamizado pela Associação Xis, é propósito deste ciclo de workshops, «sensibilizar a comunidade local para a igualdade de género no trabalho, no sentido da desconstrução de estereótipos e preconceitos», explica o município.

Já para dia 27 foi agendada a dinamização lúdica do conto “As mulheres e os homens”, de Equipo Plantel, às 10h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes. Dirigida a crianças dos 4 aos 10 anos, os interessados devem fazer as suas inscrições, que são gratuitas e obrigatórias, até 25 de Outubro para o e-mail [email protected].

A obra fala sobre «como combater os abusos e conquistar um mundo igualitário, no qual mulheres e homens têm os mesmos direitos. No entanto, olhando em volta é fácil perceber-se que nem sempre isso sucede, pois embora algumas mulheres governem países, poucas são as que hoje ocupam os lugares de maior responsabilidade».

Durante a “Semana Portimão pela Igualdade”, o Jardim 1º de Dezembro e o espaço verde junto à Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vão exibir a mostra de t-shirts “Estendal pela Igualdade”, com a participação de escolas e instituições na área da infância e do apoio sénior, visando sensibilizar a comunidade para a questão da igualdade.

Para o efeito, foram convidados os Agrupamentos de Escolas do Município, colaborando igualmente na iniciativa os utentes dos Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia da Sobreiras, além dos centros comunitários dos bairros do Pontal e Cruz da Parteira e comunidade.

 



Comentários

pub