PIB cresce 4,2% em termos homólogos no terceiro trimestre e 2,9% em cadeia

Segundo dados do INE

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,2% no terceiro trimestre, em termos homólogos, e aumentou 2,9% face ao trimestre anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais divulgadas pelo INE, «o PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,2% no 3º trimestre de 2021».

«No trimestre anterior, a variação homóloga do PIB tinha sido 16,1%, resultado influenciado, em grande medida, pelo forte impacto da pandemia no 2º trimestre de 2020», destaca o INE.

Segundo explica o instituto, «a dissipação parcial deste efeito de base traduziu-se num contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB menor que o apurado no trimestre anterior».

Por sua vez, continua o INE, o contributo da procura externa líquida «foi ligeiramente mais negativo no 3º trimestre, traduzindo um aumento das importações de bens e serviços mais acentuado que das exportações de bens e serviços».

O instituto refere ainda que, no 3º trimestre, «o deflator das exportações e, em maior grau, o deflator das importações terão registado crescimentos expressivos, sobretudo relacionados com a evolução dos preços dos produtos energéticos e das matérias-primas, prolongando-se a perda nos termos de troca observada no trimestre precedente».

Já em relação ao segundo trimestre, «o PIB aumentou 2,9% em volume, verificando-se um contributo positivo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB, que tinha sido negativo no 2º trimestre, e um contributo positivo menos intenso da procura interna no 3º trimestre de 2021», pode ler-se no destaque.

O crescimento em cadeia «reflete a diminuição gradual das restrições impostas pela pandemia, acompanhando o aumento do ritmo de vacinação contra a Covid-19, após dois trimestres com resultados opostos: a forte redução do PIB no 1º trimestre (-3,3%), determinada pelo confinamento geral e um aumento de 4,4% no 2º trimestre, marcado pelo levantamento gradual das restrições à mobilidade», explica o INE.

O Governo prevê que o PIB cresça 4,8% em 2021 e 5,5% em 2022.

Os resultados detalhados das contas nacionais trimestrais do 3º trimestre de 2021 serão divulgados em 30 de Novembro pelo INE.

 

 



Comentários

pub