Peritos da OMS consideram «aceitável» coadministração das vacinas da gripe e da Covid-19

Parecer foi dado por um grupo de aconselhamento

O grupo de peritos de aconselhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) considera «aceitável» a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a covid-19.

«Os dados limitados sobre a coadministração de vacinas inativadas (produzidas com base em vírus inativados) contra a gripe sazonal com a da covid-19 não mostraram um aumento de eventos adversos», indicam as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em imunização da OMS divulgadas esta terça-feira, 11 de Outubro, que não constituem ainda uma orientação da OMS sobre a coadministração das vacinas.

Segundo o parecer do grupo de aconselhamento, tendo em conta que a faixa etária prioritária para receber a vacina sazonal contra a gripe também é considerado de risco para situação de covid-19 mais graves, a coadministração das duas vacinas «é aceitável» e permitirá imunizar um maior número de pessoas contra as duas doenças.,

Na sexta-feira, a diretora-geral da Saúde anunciou que planeia juntar a vacinação contra a gripe e a administração da terceira dose contra a covid-19, para simplificar os dois processos, uma possibilidade que estava a aguardar a orientação da OMS.

«Seria ótimo para as pessoas, porque é muito mais confortável irem uma vez vacinar-se com duas inoculações e também é muito mais fácil para os nossos enfermeiros, para a nossa logística e para os nossos serviços», explicou Graça Freitas, em conferência de imprensa.

O objetivo é que as pessoas que forem chamadas para o reforço da vacinação contra a covid-19, e que sejam também elegíveis para receber a vacina contra a gripe, possam ser inoculadas com ambas na mesma altura.

Os idosos com mais de 80 anos e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados que tomaram a vacina da gripe há mais de 14 dias começaram a receber ontem, dia 11 de Outubro, a terceira dose da vacina contra a covid-19.

 



Comentários

pub