Pela primeira vez no Algarve, há menos desempregados em Setembro do que em Agosto

Número de ofertas de emprego subiu em relação a Setembro de 2019

O desemprego registado no Algarve, em Setembro, não só não subiu, como teve até uma ligeira descida relativamente a Agosto deste ano, segundo os dados divulgados, esta quarta-feira, 20 de Outubro, pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP). Pelo menos desde 2003, é a primeira vez que isto acontece.

De acordo com os dados conhecidos hoje, o Algarve tinha, no final de Setembro, 16.332 desempregados registados nos seus serviços, menos 34 (-0,2%) do que no mês anterior.

A descida até pode ser mínima, mas representa uma novidade relevante: pelo menos desde 2003 (primeiro ano em que foram divulgadas estatísticas no portal do IEFP), nunca tinha havido uma descida no desemprego, no Algarve, entre o mês de Agosto e o mês de Setembro.

Por exemplo, em 2020, de Agosto para Setembro, houve um aumento de 4,3% do desemprego e registado e, em 2019, ou seja antes da pandemia, essa subida foi de 12,6%.

Em termos homólogos, ou seja entre Setembro de 2021 e Setembro de 2020, houve uma diminuição significativa dos desempregados inscritos: menos 4.978 (-23,4%).

Esta descida do desemprego registado acaba por ser surpreendente tendo em conta o histórico, mas, conforme apurou o Sul Informação, junto de fonte oficial, «parece refletir o empenho das empresas turísticas, que estão apostadas em manter a atividade durante mais tempo, para compensar o período em que estiveram paradas».

É que, além de haver uma descida nos desempregados inscritos, as ofertas de emprego, em Setembro de 2021, apesar da descida em relação a Agosto (-39,8%), tiveram um aumento de 38,1%, em relação ao mesmo mês de 2020, e de 82% em relação a Setembro de 2019, ou seja, uma subida também em relação ao período pré-pandemia.

Os responsáveis regionais acreditam que o bom tempo, que este ano se está a prolongar até Outubro, a retoma do golfe, o aumento de voos no aeroporto, e grandes eventos como o MotoGP, estejam a ajudar a potenciar diminuição do desemprego, pós época alta, no Algarve.

Os números de Setembro dão bons sinais, mas os de Outubro também podem vir a ser positivos, uma vez que, apurou o nosso jornal, ainda não se nota uma grande afluência aos centros de emprego e muitos contratos de trabalho estão a ser renovados.

Estará o Algarve a conseguir esbater a sazonalidade?

 

 



Comentários

pub