“Passos Contados” termina com passeio guiado por José Carlos Barros

No dia 7 de Novembro

Foto: Rodrigo Damasceno | Sul Informação

«Tomar as palavras escritas como ponto de partida para olhar a paisagem, para compreender a história», é a proposta do último passeio pedestre e interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António (VRSA) “Passos Contados”, marcado para 7 de Novembro, um domingo, e que terá como convidado o arquitecto e poeta José Carlos Barros.

Neste passeios, os participantes podem contar com uma viagem que vai desde os «poemas de Ibn Darraj sobre “os castelos de açucena”, até às “hortas e campos de figueiras” que ficaram suspensos no olhar de al-Idrisi por inícios do século XII.

 

 

De caminho, falar-se-á «da extinção do concelho de Cacela ao despovoamento de Monte Gordo por inícios do último quartel do século XVIII», «da perplexidade de viajantes ingleses que descobriram uma Vila acabada de construir», da Praça das Andorinhas de Vicente Campinas, de Brito Camacho, de José Eduardo Horta Correia, de Hugo Cavaco e de António Rosa Mendes.

Os interessados em inscrever-se ainda podem fazê-lo, através dos contactos 281 952600 e [email protected].
A iniciativa é organizada pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela e pela Câmara de VRSA e está inserido no projecto Bezaranha – Programação Cultural em Rede.

 



Comentários

pub