Palácio Gama Lobo acolhe exposição dedicada ao design colaborativo

Palácio Gama Lobo é a sede do Loulé Criativo

Foto: Lúcia Custódio

O Palácio Gama Lobo, sede do Loulé Criativo, acolhe até 2 de Novembro uma exposição dedicada ao design colaborativo.

Nesta mostra, «os visitantes irão descobrir o resultado das mais recentes colaborações, quer dentro da comunidade do Loulé Criativo, integrando os residentes do Loulé Design Lab como os artesãos da Rede de Oficinas, como com as importantes parcerias com universidades, empresas e artesãos locais, designers e iniciativas promovidas pelo concelho», explica a Câmara Municipal.

O design colaborativo «tem constituído um importante eixo de trabalho deste programa da autarquia, como meio de desenvolvimento das artes tradicionais».

Os estabelecimentos de ensino têm sido parceiros deste projeto desde o seu início. A Universidade do Algarve e a Escola Secundária de Loulé, no seu programa de estágios curriculares, possibilitaram já a vários estudantes a oportunidade de aplicarem os seus conhecimentos em situações reais.

Este ano, a Faculdade de Belas Artes de Lisboa lançou um desafio aos alunos finalistas de Design de Equipamento para formarem duplas de trabalho com artesãos da Rede de Oficinas ou com residentes do Loulé Design Lab.

O tecido empresarial também integra os parceiros do Loulé Criativo. Exemplo disso é a Ombria Resort e a Quinta do Freixo, assim como o Restaurante Casa Velha, na Quinta do Lago, que encomendaram aos residentes do Loulé Design Lab produtos necessários à sua atividade na área da restauração e que foram desenvolvidos em estreita colaboração.

Já na área da moda, numa colaboração para um editorial de moda para a Revista Cristina realizado num pomar de amendoeiras em flor, o stylist Filipe Carriço criou uma série de acessórios em colaboração com os artesãos da Rede de Oficinas.

A exposição pode ser visitada no Palácio Gama Lobo, localizado na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Loulé, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos sábados, das 9h00 às 15h00.

 



Comentários

pub