Ouvir a “Voz do Mar” em Sagres e “Sentir Milreu” são propostas do DiVaM

Todas as atividades DiVaM são de entrada livre

“Voz do Mar” na Fortaleza de Sagres e “Sentir Milreu” são propostas do programa DiVaM entre esta quinta-feira, 21 de Outubro, e domingo, dia 24. 

O projeto “Águas em Milreu” tem a inauguração marcada para o dia 21 de Outubro, nas Ruínas Romanas de Milreu, com duas sessões de abertura, às 10h30 e às 14h30. O projeto é ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão e promove a inclusão de pessoas com deficiência. A coordenação artística é de Joana Rocha.

Para mais informações e reservas contacte: [email protected]

As Ruínas Romanas de Milreu acolhem ainda “PA´mim, PA´ti…Património”, um projeto da Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo, que pretende proporcionar novos olhares sobre o património de Milreu, dando enfoque especial à inclusão de grupos diversos.

A iniciativa integra a Visita“Sensorial “Sentir Milreu”, direcionada ao público invisual, a acontecer no dia 23 de Outubro, às 10h30, com Fátima Cardoso, Paulo Viegas, Humberto Veríssimo e Patrícia Dores.

Para mais informações e reservas: [email protected]

As Ruínas Romanas de Milreu recebem, ainda, no dia 23 de Outubro, às 17h30, a palestra intitulada “À Conversa com as comunidades de Milreu – uma espécie de Milreu dentro de Milreu”, proferida por João Pedro Bernardes, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Esta iniciativa «pretende relembrar todas as comunidades que foram construindo Milreu enquanto sítio de vivências e como ícone patrimonial do sul português», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A palestra integra o ciclo “Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por quem o ama”, que vai na sua 6ª edição, um projeto da Cívis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

Para mais informações e reservas contacte: [email protected]

Por sua vez, a Fortaleza de Sagres será o palco do projeto “Voz do Mar – Sonic Sea e o segredos das profundezas do Mar”, no dia 22 de Outubro (para a comunidade escolar), a partir das 10h00 e, também, no dia 24 de Outubro, às 15h00, para o público em geral.

“Voz do Mar” «é uma instalação performativa e participativa inspirada no documentário Sonic Sea, que convida à reflexão sobre a riqueza da vida natural dos mares e oceanos face à atualidade de poluição sonora e destruição que a humanidade tem vindo a causar», explica a Direção Regional de Cultura.

Os participantes serão orientados num percurso através de três estações temáticas, desde a entrada do monumento, através de uma deambulação performativa, até à estrutura arquitetónica Voz do Mar, situada no promontório, num processo de escuta e descoberta.

O conceito e direção artística é de Sofia Brito e a direção de produção de Alicja Gladysz.

Os artistas convidados e co-criadores são: Inês Silva, Liliana Dias, Pedro Pereira e Tiago Rouxinol.

“Voz do Mar” conta, ainda, com a participação do Coro Primavera e dos alunos do Curso Profissional de Teatro da Escola da Bemposta (turma 11º C) e o apoio da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, do Projeto Novas Descobertas e do Agrupamento de Escolas da Bemposta.

Para mais informações e reservas contacte: [email protected]

Todas as atividades DiVaM são de entrada livre, mas a reserva/inscrição é obrigatória. O programa está disponível aqui.

 



Comentários

pub