Open Studios vai ter mais portas abertas e novas razões para ir a Faro [com mapa interativo]

Há atividades para todos os gostos

Mesmo os que já viveram a experiência de percorrer o roteiro do “Open Studios”, em Faro, têm, este ano, motivos redobrados para visitar este evento que começa na próxima sexta-feira, 29 de Outubro. Estúdios de animação, de design, de arquitetura e de fotografia também vão estar abertos na nova edição deste evento que «é da cidade para a cidade». 

Uma das grandes novidades da 3ª edição do “Open Studios” é mesmo a «a maior abrangência de espaços», onde se inclui também, por exemplo, a ETIC_Algarve.

Daniela Garcia e Toma Svazaite são as mentoras de um evento que tem vindo a ganhar nome na capital algarvia e que parte para mais um ano com ambições renovadas.

«Vai ser novo para muita gente – mesmo quem participou nas outras edições, tem agora novos motivos. Esta expansão era um objetivo, abrindo para mais áreas», explica Daniela, em conversa com o Sul Informação.

«A nossa ideia é sempre ir abrangendo tudo o que for possível», acrescenta.

Assim, este ano, além de locais como a associação Amarelarte, a Galeria Gama Rama ou o estúdio de Tó Quintas, vai ser possível visitar o Formosa Film Lab, a Superflash Studio (Arquitetura) ou a Flow Productions (Animação e Vídeo).

Depois de visitas por escolas do concelho, na sexta-feira, dia 29, das 10h00 às 13h00, a inauguração oficial do evento será nessa tarde, às 18h30, no Celeiro de São Francisco, um monumento histórico da cidade de Faro que foi alvo de obras recentes e que passou a ser dinamizado pela Associação Faro 1540.

É neste local que vai ficar patente a exposição “Ser”, fruto das Blindfold Sessions, um repto lançado pela organização a dois artistas que não se conhecem e que vão criar uma obra em conjunto.

 

 

Para esta edição foram desafiados Sara Navarro, cujo percurso tem sido pautado pelo diálogo entre arte e arqueologia, e Elias Gato, ilustrador e impressor.

Além das visitas aos estúdios que, sábado e domingo, 30 e 31 de Outubro, decorrerão das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, o programa inclui atividades para todos os públicos.

Dessas fazem parte experiências interativas de pintura para famílias, pelo estúdio Yucca, a criação de papagaios de papel, com o artista Tó Quintas, retratos à la minuta em pintura, ilustração digital ao vivo, um concertos-surpresa na Associação Recreativa e Cultural de Músicos e várias exposições na sala de conferências do Hotel 3HB Faro e na Galeria Gama Rama.

Uma das novidades é também o facto de o "Open Studios" acolher, este ano, três artistas que, não tendo um espaço próprio em Faro, têm ligação à cidade.

São eles Silva Sancho, Jean Chelo e Pepe Brix, fotógrafo com trabalho publicado na National Geographic. «O que fizemos foi arranjar um local que mostre o trabalho deles ou o recrie», explica Daniela Garcia.

Da vasta programação destaca-se ainda a possibilidade de integrar uma visita guiada conduzida por Mirian Tavares, docente da Universidade do Algarve, a ter lugar no dia 30 de Outubro, a partir das 10h00, mediante reserva prévia.

Ainda no dia 28 de Outubro, às 14h00, terá lugar a formação “Estratégias de Promoção para Artistas”, pela AntiFrame – Art Consulting, e o debate sobre “Arte e Sustentabilidade: Benefícios mútuos ou conito de interesse?”, com a participação de vários artistas, biólogos e ativistas ambientais.

À exceção dos workshops e da formação, todas as atividades são de entrada livre, devendo as inscrições ser feitas para o e-mail [email protected].

Na opinião de Toma Svazaite, o "Open Studios" «já faz parte do roteiro de eventos» da cidade de Faro.

«Este é um evento da cidade para a cidade e que as pessoas, além de visitar, podem partilhar, divulgar e convidar a participar», conclui, por sua vez, Daniela Garcia.

Pode ver o programa completo dos Open Studios aqui.

 

 



Comentários

pub