No dia do seu aniversário, Rute Silva tornou-se a 1º mulher presidente da Câmara de Vila do Bispo

Tudo indica que a tarefa da nova presidente da Câmara não será fácil

Novo executivo: Da esquerda para a direita, Luís Paixão, Paula Freitas, Dino Lourenço, Rute Silva e Fernando Santana – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O dia até era de aniversário de Rute Silva, que esta quinta-feira, 7 de Outubro, tomou posse como a primeira mulher presidente da Câmara de Vila do Bispo. No entanto, sem garantir maioria no executivo e com uma Assembleia Municipal onde a oposição garantiu a presidência, a autarca só poderá esperar que este não seja um presente envenenado.

No executivo, composto por cinco mandatos, além de Rute Silva, presidente da Câmara, os socialistas apenas elegeram o vereador Fernando Santana. Os restantes três lugares são ocupados pela oposição: Dino Lourenço e Luís Paixão, pelo movimento independente Somos Pelo Concelho Vila do Bispo, e ainda Paula Freitas, eleita pela coligação liderada pelo PSD e que juntava ainda CDS, MPT e PPM. Ou seja, para conseguir levar a água ao seu moinho, a nova presidente terá que pôr à prova as suas capacidades de negociação.

Na Assembleia Municipal, apesar de o mais votado nas Eleições Autárquicas de 26 de Setembro até ter sido o PS, com a lista encabeçada por Armindo Vicente, a oposição tem a maioria, para mais reforçada pelas inerências dos presidentes das Juntas de Freguesia. E assim, Luciano Rafael, que encabeçava a lista do movimento Somos Pelo Concelho Vila do Bispo, acabou por ser eleito como presidente da Assembleia Municipal, na primeira sessão que teve lugar logo após a posse dos novos autarcas.

Dos 18 votos possíveis (seriam 19, mas um dos novos membros da AM não compareceu à posse por «razões familiares»), 10 foram para a lista de Luciano Rafael, que terá como 1ª secretária Vanda Oliveira e como 2ª secretária Maria das Candeias Baptista. Houve um voto em branco.

Ou seja, mais uma vez, tudo indica que a tarefa da nova presidente da Câmara não será fácil.

No seu discurso de posse, Rute Silva começou por salientar o «marco muito significativo na história cívica do nosso concelho: a eleição da primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, facto que me orgulha profundamente, enquanto pessoa, mulher e munícipe». Por isso, sublinhou, «assumo uma responsabilidade acrescida na representação das mulheres desta nossa terra e na defesa dos valores da igualdade, paridade e humanidade».

A sua presidência sem maioria é assumida pela nova autarca como uma «implacável mensagem» deixada pelos eleitores, mas também como o resultado de «manobras operadas no submundo da política local». Para bom entendedor…

Rute Silva, nova presidente da Câmara, no discurso de posse – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Sobre a tarefa que espera o executivo que ontem tomou posse, Rute Silva disse contar com o contributo de todos, mesmo da oposição. O trabalho, sublinhou, «depende da convergência de vontades e sobretudo da nossa responsabilidade cívica e da superior noção de bem comum, pelo que conto com todos os eleitos, para que, juntos, contribuamos para o desenvolvimento da nossa terra e melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes».

Por isso mesmo, afirmou a sua «positiva expectativa, em relação aos membros deste novo executivo camarário, que, acredito, tudo farão, de forma plural, transparente e democrática, para privilegiar uma governação harmoniosa, com vista à concretização de, pelo menos, os pontos comuns dos nossos programas eleitorais, não esquecendo que estão em causa projetos amplamente divulgados junto da população».

Ana Bela Martins, a presidente da Assembleia Municipal cessante, vaticinou que «estes quatro anos vão correr bem», tendo desejado que «aquilo que vos une, o amor a Vila do Bispo e às suas gentes, seja muito mais importante que aquilo que vos separa, que são as diferenças políticas».

Luciano Rafael, que tinha sido cabeça de lista à Assembleia Municipal pelo movimento Somos Pelo Concelho Vila do Bispo e que, apesar de não ter sido o mais votado diretamente nas Eleições Autárquicas, acabaria por ser eleito presidente deste órgão, avisou, numa publicação partilhada na página de Facebook do SPCVB: «a cooperação e trabalho entre os dois órgãos [Câmara e Assembleia Municipal ] é fundamental, mas nunca de forma acrítica e aceitando todas as propostas como facto consumado».

Por isso, garantiu, «a Assembleia Municipal que agora assume funções vai desempenhar um papel pedagógico de cidadania, da promoção de uma cultura democrática, do debate das ideias e da tolerância».
No discurso que, devido à forma como os trabalhos de instalação da nova Assembleia Municipal, Luciano Rafael não chegou a proferir na cerimónia, o novo presidente da AM anunciou que o seu «compromisso será garantir a isenção, unir em vez de afastar, criar pontes, aproximar os munícipes aos eleitos, agregar e conciliar». «Procurarei sempre fazer parte das soluções que possam ir ao encontro dos munícipes e do Concelho de Vila do Bispo», acrescentou.

 

Luciano Rafael, novo presidente da Assembleia Municipal, com Vanda Oliveira (1ª secretária) e Maria das Candeias Baptista (2ª secretária) – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Por seu lado, no discurso de tomada de posse, Rute Silva anunciou que, «ao longo dos últimos quatro meses», a Câmara de Vila do Bispo já tinha estado a trabalhar «na definição de um ambicioso plano estratégico que permitirá assegurar as condições para que possamos efetivamente ser competitivos no acesso ao financiamento comunitário do Plano de Recuperação e Resiliência».

Hoje mesmo, garantiu, vai avançar «na execução de um plano estratégico assente em seis pilares essenciais: pessoas, habitação, qualidade de vida, competitividade, ambiente e sustentabilidade».

A nova edil, admitindo que «a disponibilidade de habitação constitui o maior problema do nosso concelho», sendo uma questão «de difícil solução e transversal a outros territórios eminentemente turísticos, pois depende das leis do mercado e da livre concorrência», disse que «na verdade, não faltam casas nesta terra. Falta, sim, executar mecanismos que permitam mitigar as crescentes dificuldades no acesso à estabilidade de um lar».

Por isso, Rute Silva definiu como «prioridade máxima, para os próximos anos, a execução do plano estratégico de habitação, com a construção de casas acessíveis e o reforço das rendas apoiadas, aquisição de novos terrenos para habitação, entre outras medidas que visam minorar as dificuldades no acesso à estabilidade de um lar, promovendo a fixação de população, com especial atenção aos jovens e empreendedores».

Nesse âmbito, assumiu o compromisso de, depois de contratualizado com o IHRU, «entregar as primeiras casas até 2025».

Outra tarefa importante para a autarquia é «a fase final da revisão do PDM, a concluir até 31 de Dezembro de 2022».

Mas a autarca definiu ainda a «saúde, educação, mobilidade e acessibilidades» como «áreas essenciais para o bem-estar e qualidade de vida das nossas populações, bem como para a viabilidade e competitividade socioeconómica do território».

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos de Vila do Bispo decorreu no seu Centro Cultural, tendo contado com a presença do presidente e vice presidente da CCDR Algarve (José Apolinário e José Pacheco), da diretora regional de Cultura do Algarve (Adriana Nogueira), do reitor da Universidade do Algarve (Paulo Águas), e de outras personalidades, entre as quais José Gonçalves, presidente reeleito da vizinha Câmara Municipal de Aljezur.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

O executivo camarário de Vila do Bispo para o período 2021/2025 é composto, além de Rute Silva, por Fernando Santana, ambos eleitos pelo PS, por Dino Lourenço e Luís Paixão, que representam o movimento Somos pelo Concelho Vila do Bispo – SPCVB, e por Paula Freitas, eleita pela coligação PSD/CDS-PP/MPT e PPM.

A nova Assembleia Municipal é constituída pelos 15 deputados municipais eleitos diretamente, 5 pela lista do PS, 5 pela lista do movimento Somos pelo Concelho Vila do Bispo – SPCVB, 4 pela lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT e PPM e 1 pela lista do BE, e os ainda pelos 4 presidentes das Juntas de Freguesia eleitos, 1 pela Lista Unitária pelo Progresso, 1 pelo PS e 2 pelo movimento Somos pelo Concelho Vila do Bispo – SPCVB.

 

 



Comentários

pub