Nau Victoria atraca na marina de Lagos com visitas gratuitas

Réplica estará em Lagos até ao dia 31 de Outubro

Nau Victoria

A Nau Victoria, a réplica do navio do séc. XVI, que entre 1519 e 1522 conseguiu realizar a primeira volta ao mundo com os capitães Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, vai atracar na marina de Lagos, de 26 a 31 de Outubro, numa iniciativa da “Mostra Espanha”.

Durante a permanência da nau haverá «um programa de visitas gratuitas, visitas guiadas a estabelecimentos de ensino e palestras de especialistas sobre as façanhas marítimas hispano-portuguesas», diz a organização da “Mostra Espanha 2021”.

Esta réplica «foi construída em Espanha, em 1991», e, para delinear as formas e definir as características do navio, Ignacio Fernández Vial, o seu projetista e construtor, «conduziu um longo processo de investigação histórica».

«Um estudo exaustivo baseado em fontes documentais, crónicas, tratados náuticos do século XVI e iconografia da época, que permitiu determinar as suas principais dimensões, mastreação, velas e equipamento», realça a organização.

Em 2004, para comemorar a primeira volta ao mundo, a Nau Victoria partiu novamente de Sevilha tendo navegado, até 2006, 26.894 milhas, e visitado 17 países, sendo esta a primeira réplica histórica a circum-navegar a terra.

«Embaixadora da primeira volta ao mundo, símbolo da história marítima espanhola, museu flutuante e navio-escola», nos últimos dez anos, a Nau Victoria soma milhares de milhas navegadas, visitou os principais portos em Espanha, bem como na Europa e nos Estados Unidos da América, e conta com mais de seis milhões de visitantes em todo o mundo.

A “Mostra Espanha” começou no início de Setembro e prolonga-se até 2022 com dezenas de atividades. Esta é uma iniciativa bienal cujo principal objetivo é «apresentar o dinamismo e a criatividade das indústrias culturais espanholas atuais».

Esta é uma iniciativa da Subdirección General de Relaciones Internacionales y Unión Europea do Ministério espanhol da Cultura e Desporto, em parceria com Acción Cultural Española (AC/E), o Instituto Cervantes e a Embaixada de Espanha em Lisboa.

Para além disso contou, em cada edição, com o apoio do Governo de Portugal, através da República Portuguesa-Cultura, diversas Câmaras Municipais, o Instituto Cervantes de Lisboa e diferentes agentes culturais, tanto públicos como privados, de ambos países.

As entradas são gratuitas, mas é necessária marcação prévia. Bilhetes aqui: tickets.fundacionnaovictoria.org

 



Comentários

pub