Museu de Portimão distinguido pela APOM com menção especial para exposição fotográfica sobre a Covid-19

Exposição referente à edição especial de 2020 da Corrida Fotográfica de Portimão

O Museu de Portimão acaba de ser distinguido com a Menção Especial, devido à exposição temporária “Edição Especial Covid-19 – Corrida Fotográfica de Portimão”, na cerimónia anual de atribuição dos prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, que teve lugar esta sexta-feira, 29 de outubro, no Museu de Marinha, em Lisboa.

A exposição temporária agora distinguida pela APOM, entidade que pela quinta vez premeia o Museu de Portimão, representou «uma iniciativa pioneira no quadro de um inesperado e difícil contexto de pandemia, transversal a todas as áreas da sociedade, nomeadamente ao setor cultural, com profundo impacto negativo no caso dos museus, sobretudo na sua relação com os públicos visitantes e as comunidades», explica o Museu.

A mostra, que esteve patente de 12 de Dezembro de 2020 a 27 de Junho passado, reuniu os melhores trabalhos da 20ª edição da Corrida Fotográfica de Portimão, inspirada no profundo impacto que a pandemia teve na comunidade e que desafiou os participantes a enviarem online as suas imagens, o que permitiu uma maior adesão e interação em pleno confinamento.

 

O vencedor da Corrida Fotográfica 2020 na inauguração da exposição – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

“Tempos Estranhos”, “Sinais de Distância”, “Lugares de Esperança” e “Solidariedade” foram os quatro temas que desafiaram a criatividade dos fotógrafos, num difícil momento histórico e social, o que constituiu um importante contributo na recolha de testemunhos do presente, para memória futura.

Não sendo possível o envolvimento individual do habitualmente elevado grupo de participantes de forma presencial, numa prova tradicionalmente circunscrita ao território do concelho de Portimão, um dos principais objetivos da edição de 2020 da Corrida Fotográfica passou pela conceção de uma alternativa para manter a desejável ligação pessoal a uma atividade museológica que sempre procurou motivar, através do registo fotográfico, a recolha de temas do património cultural, potenciando uma leitura mais contemporânea da envolvente social do seu tempo.

A exposição daí resultante reuniu os trabalhos considerados pelo júri como os vencedores e as melhores fotografias dos temas propostos, de um conjunto de imagens enviadas por 138 participantes de dez nacionalidades, provenientes de 25 cidades.

Além do acesso direto e presencial na sala de exposições temporárias durante os períodos permitidos após o final dos vários confinamentos, a exposição pode ser acedida online no website do Museu de Portimão, clicando aqui.

Este ano, a Esperança foi o tema central da 21ª Corrida Fotográfica de Portimão, que em 2021, e pelo segundo ano consecutivo, voltou a adotar o formato não presencial. Os trabalhos concorrentes estão, neste momento, a ser avaliados pelo júri, para que a exposição possa abrir em Dezembro, no âmbito do feriado municipal de Portimão.

 

 



Comentários

pub