Municípios do Algarve lançam projeto piloto para tornar a região mais resiliente a catástrofes

Projeto também envolve a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Agência para a Modernização Administrativa

Criar «uma solução inovadora para a conceção de plataformas locais para redução do risco de catástrofes» é o objetivo do projeto “Região Resiliente 2.0”, que foi lançado esta quinta-feira.

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA)assinaram um protocolo de cooperação que define o Algarve como a região piloto deste projeto, «atento o seu papel particularmente ativo na implementação, à escala regional e local, dos princípios da Estratégia Internacional para Redução do Risco de Catástrofes, instituída pelas Nações Unidas através do Quadro de Sendai 2015-2030», segundo a AMAL.

«O projeto pretende promover a participação ativa dos cidadãos, das universidades, das empresas e dos serviços públicos nos esforços globais de criação de comunidades mais resilientes. Tal será obtido através da integração das medidas de redução do risco de catástrofes e de adaptação às alterações climáticas nas políticas locais, em linha com os objetivos da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030», acrescentou a mesma entidade.

A iniciativa durará nove meses e irá abranger os 16 municípios do Algarve.

Numa primeira de quatro fases, será feita uma aposta na «capacitação imersiva para os elementos da equipa do projeto».

Seguem-se as fases de investigação, com «trabalho de campo destinado a avaliar os desafios localmente existentes«, de conceção, através do «desenvolvimento de uma solução em cocriação com todas as partes envolvidas», e, finalmente, de experimentação, para «validação da solução entre todas as partes envolvidas».

A equipa de projeto é composta por elementos da ANEPC, do Centro para a Inovação no Setor Público da AMA, da AMAL e dos municípios do Algarve.

 

 

 



Comentários

pub