“Mar Motto” de arte regressa a Faro para proteger oceanos

Exposição estará patente de 23 de Outubro a 13 de Novembro na Antiga Fábrica da Cerveja (Faro)

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação (Arquivo)

A 7ª edição do Mar Motto, uma exposição que pretende alertar e sensibilizar para a necessidade de proteger os oceanos e os seres que nele habitam, regressa a Faro, à Antiga Fábrica da Cerveja, e vai ser inaugurada na tarde deste sábado, 23 de Outubro, às 17h00, ficando patente até dia 13 de Novembro.

Com organização da Sciaena, e com o apoio do município de Faro, a exposição pretende «ser um veículo inovador na educação e sensibilização para um tema urgente a que muitos continuam a preferir fechar os olhos».

O conceito do Mar Motto é simples: «usar a arte como forma de alertar para o que a humanidade tem feito para destruir os ecossistemas marinhos, mas sobretudo como é que todos podem contribuir para os recuperar e conservar», explica a Sciaena.

Depois de, em 2020, o Mar Motto ter tido uma edição online, «volta agora ao mundo real e a um espaço icónico da capital algarvia». O evento terá entrada gratuita, podendo a galeria exposta ser visitada de quarta-feira a sábado, «um lugar privilegiado para pensar, sentir e falar sobre o oceano».

«Dá-nos imensa satisfação podermos voltar a organizar o Mar Motto em Faro, onde estamos sediados, e dar a voz a artistas que partilham a nossa admiração pelo mar e a nossa preocupação em alterar alguns comportamentos que temos enquanto sociedade de forma a conseguirmos ter um oceano resiliente e saudável», diz Nicolas Blanc, da Sciaena.

«Estamos muito contentes com as peças criadas pelos artistas e convidamos todos os interessados a visitarem a nossa galeria na Antiga Fábrica da Cerveja», acrescenta.

Os artistas que irão participar «provêm de vários universos artísticos», com o objetivo de «produzir uma exposição diversificada e dinâmica», realça a organização.

Entre os participantes estão diversos artistas algarvios, mas também de outras regiões do país, nesta que será também a edição mais internacional até agora, com a participação de artistas de Espanha, França e Itália.

Dos artistas fazem parte Catarina Glam, Corte, Cristina Colombo, Diana García Benito x Livio Fakeye, GAT.UNO, Hugo Meliço, Jano Dupont, Joana R. Sá, Joana Rosa Bragança, Leandro Marcos, Maciel Santos, Vasco Maio ou Xavier Franck.

A todos eles foi lançado o desafio de exibir uma peça que expresse o que de mais profundo sentem pelo mar, a urgência que há em protegê-lo e que inspire cada um de nós a fazer a diferença.

«Como artistas, cabe-nos a função de observar o mundo por outros olhos, expondo ideias e conceitos de maneiras diferentes, e são eventos como estes que apresentam ao público não só os sérios problemas que enfrentamos como as possíveis soluções e maneiras de todos podermos contribuir», realçou o farense GAT.UNO, um dos artistas convidados para o Mar Motto 2021.

Para além do município de Faro, o evento volta a contar com vários parceiros, como a Sociedade Recreativa Artística Farense, a Albatroz Digital, o Centro de Ciências do Mar, a Universidade do Algarve, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental, o Centro Ciência Viva do Algarve, A Venda, e os media partners Sul Informação e RUA FM.

 



Comentários

pub