Loulé assinalou Dia Internacional para a Redução das Catástrofes na Escola Secundária

A comemoração desta efeméride foi instituída pelas Nações Unidas, em 1989

A Câmara de Loulé assinalou, no passado dia 13 de Outubro, o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes com uma exposição de meios e agentes de proteção civil, no recinto da Escola Secundária. 

Estiveram presentes nesta exposição diversas entidades ligadas a esta matéria, nomeadamente, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Autoridade Marítima, a Guarda Nacional Republicana, a Unidade de Emergência e Proteção Civil, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, os Bombeiros Municipais de Loulé e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

«Esta ação contou com a colaboração dos alunos das três turmas (10.º, 11.º e 12.º) do curso técnico de Proteção Civil daquela escola, que desempenharam vários papéis durante a atividade, como a apresentação dos agentes de proteção civil presentes às restantes turmas da comunidade escolar, explicando as suas valências e capacidades às várias entidades representadas», explica a Câmara de Loulé.

A exposição contou, ainda, com a visita do presidente do Município Vítor Aleixo, do vereador Carlos Carmo e da diretora da Escola Renata Afonso que procederam à entrega dos diplomas de participação às instituições presentes.

A comemoração desta efeméride foi instituída pelas Nações Unidas, em 1989, com o propósito de sensibilizar governos, organizações e cidadãos de todo o mundo, para a necessidade de desenvolverem ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta face à ocorrência de acidente graves ou catástrofes.

«É nossa pretensão continuar a criar momentos de aprendizagem e partilha entre todos os participantes e a comunidade escolar do nosso Município pois é este um dos princípios fundamentais para promovermos as boas práticas no campo da proteção civil», garantiram os responsáveis autárquicos.

 



Comentários

pub