Livro faz “Uma viagem no tempo pela História de Monchique”

A ideia foi «envolver a comunidade escolar na elaboração de breves textos explicativos e ilustrações»

O livro “Uma viagem no tempo pela História de Monchique” foi apresentado esta quarta-feira, 6 de Outubro, e resulta de uma colaboração entre a Câmara e a Escola Básica Manuel do Nascimento. 

A sessão contou com a presença de Rui André, presidente da Câmara de Monchique, de Fábio Capela, arqueólogo municipal, de alunos do 7º ano letivo que realizaram este livro e ainda de alguns dos professores envolvidos (Paulo Girão e Fernanda Gomes).

A criação do livro “Uma viagem no tempo pela História de Monchique” resulta de uma colaboração inovadora entre o Município de Monchique e a Escola Básica Manuel do Nascimento e partiu de um desafio, lançado pelo arqueólogo municipal, aos professores e alunos.

«O desafio foi aceite de bom grado pelos professores do 2.º ciclo e integrado num projeto conjunto das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Português, em articulação com a Biblioteca Escolar», conta a Câmara de Monchique.

A ideia foi «envolver a comunidade escolar na elaboração de breves textos explicativos e ilustrações sobre a história» de Monchique, «desde a pré-história recente até ao período romano».

O projeto integrou diversas atividades, entre elas uma visita de estudo ao Cerro do Castelo de Alferce e às Caldas de Monchique, guiada pelo arqueólogo do Município de Monchique.

Ainda no ano letivo 2019/2020, foram realizadas sessões com o ilustrador Carlos J. Campos e com o artista de Banda Desenhada Fernando Madeira, do Núcleo de Banda Desenhada e Animação do Algarve, tendo contado com a parceria da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal de Monchique.

«O trabalho desenvolvido não só serviu para ampliar o conhecimento acerca do Património Histórico e Arqueológico de Monchique, como permitiu a abordagem de conteúdos programáticos de forma apelativa e criativa e veio a motivar os alunos para a produção, quer do texto, quer das ilustrações», diz a Câmara de Monchique.

Através desta edição, promovida pela Câmara Municipal de Monchique, o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2020-2021, por alunos e professores da Escola Básica Manuel do Nascimento, ficará acessível a todos os interessados.

Esta primeira edição de “Uma viagem no tempo pela História de Monchique” inclui dois capítulos e aborda as antigas ocupações humanas no emblemático Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce e a presença romana nas célebres Caldas de Monchique.

 



Comentários

pub