«Largos anos» depois, já começaram obras de substituição da Ponte do Arieiro em Aljezur

Investimento é de 460 mil euros

As obras de substituição da Ponte do Arieiro, na Estrada Nacional 120, no concelho de Aljezur, já começaram, anunciou esta segunda-feira, 18 de Outubro, a Infraestruturas de Portugal (IP). 

A empreitada começou na passada sexta-feira, dia 15, representando um investimento de 460 mil euros. Esta ponte situa-se à saída de Aljezur, um pouco antes do cruzamento para a estrada da Praia da Amoreira.

A obra tem como finalidade o aumento da capacidade de vazão da ponte, sendo que será feita a substituição integral desta por uma estrutura de vão único.

Ao Sul Informação, José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur, explicou que o alargamento desta ponta «é pedido há largos anos», uma vez que a atual infraestrutura «estreita o trânsito».

Quando chove, há também problemas, com alagamento frequente dessa zona.

Segundo a IP, «os trabalhos passam pela demolição integral do tabuleiro, dos pilares-parede existentes e parte dos encontros e muros ala existentes, e construção de um novo tabuleiro de vão único com 15,05m de comprimento entre eixos, com recurso a vigas pré-fabricadas, pré-esforçadas, apoiadas sobre vigas estribo a construir no tardoz dos encontros existentes».

Em complemento, «está prevista a construção de muros, em betão armado, em ambas as extremidades da obra».

Com esta nova solução, a plataforma rodoviária terá uma largura de 9,70 metros, acomodando uma faixa de rodagem com 6 metros, duas bermas com 0,60 metros e dois passadiços de serviço com 1 metro. O tabuleiro será dotado de guardas de segurança e guarda-corpos metálicos, fixos às vigas de bordadura nas extremidades do tabuleiro.

Tendo em consideração os fluxos e movimentos de fauna nesta região, será também construído um passadiço seco, com 1 metro de largura e 0,3 metros de altura.

Devido a esta obra, o trânsito estará «condicionado com recurso a tráfego alternado, por um desvio provisório, durante os trabalhos de execução do novo tabuleiro».

 



Comentários

pub