Lagos aumenta rede de pontos de recolha de óleos alimentares usados

Rede conta com 21 pontos de recolha distribuídos pelo concelho

Cinco oleões foram cedidos gratuitamente ao município de Lagos para a recolha dos óleos alimentares usados, no âmbito de um protocolo assinado com a empresa RECICLIMPA, permitindo assim «alargar a rede já existente e servir povoações que ainda não dispunham deste tipo de equipamento», anunciou a autarquia esta segunda-feira, 25 de Outubro.

A partir de agora, o Sargaçal e Portelas passam a poder contar com estes equipamentos de recolha, tendo sido também reforçadas as zonas de Lagos, Chinicato e Luz. Ao todo, o concelho tem então um total de 21 pontos de recolha de óleos alimentares usados.

Os oleões encontram-se junto a equipamentos de deposição de resíduos urbanos já existentes, sendo que «os munícipes devem colocar o óleo alimentar usado dentro de uma garrafa de plástico usada e colocar a mesma devidamente fechada dentro dos equipamentos disponíveis», explica a autarquia.

O objetivo é «a correta separação e deposição dos óleos alimentares usados, provenientes do setor doméstico», o que irá permitir «a valorização deste resíduo em biodiesel, contribuindo, deste modo, para promover a economia circular».

Os serviços de ambiente da autarquia avançaram também com uma campanha de reabilitação dos oleões do concelho, substituindo todos os autocolantes existentes nesses equipamentos por novos, uma vez que se apresentavam desgastados e, por isso, pouco visíveis.

 



Comentários

pub