Isilda Gomes elege a habitação e a «revolução nos espaços verdes» como prioridades do seu último mandato

O voto dos portimonenses «solidificou uma nova maioria», mas também «consolidou a nossa responsabilidade», disse a autarca

Habitação, revolução nos espaços verdes, recuperação do «degradado auditório municipal» ou da Fortaleza de Santa Catarina, renovação da zona ribeirinha e da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, requalificação da estrada municipal 531 Penina/Montes de Alvor. Isilda Gomes, que ontem tomou posse para o seu terceiro e último mandato à frente da Câmara de Portimão, enunciou, ao longo de um discurso de 20 minutos, as prioridades do seu novo executivo, no qual até vai ser criado um novo pelouro, o das Freguesias.

Mas, numa espécie de farpa para Luís Carito, vereador da oposição eleito pelo movimento «Portimão Mais Feliz» e antigo vice-presidente da Câmara, a autarca avisou que vai manter «o foco no cumprimento escrupuloso das metas financeiras que ainda estamos obrigados a respeitar».

É que, garantiu, a ação do novo executivo, agora reforçado com uma sólida maioria, «jamais pode trazer de volta o despesismo e o distanciamento para com a realidade que nos rodeia».

A cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos do Município de Portimão para o quadriénio 2021-2025 teve lugar no grande auditório do TEMPO, com sala completamente cheia. Convidados – o secretário de Estado Jorge Botelho, o deputado Luís Graça (também presidente do PS/Algarve), o reitor da Universidade do Algarve, o presidente da CCDR, o diretor do Aeroporto de Faro, a diretora regional do Instituto de Segurança Social, a diretora regional de Cultura, o secretário geral da AMAL, entre outros -, autoridades religiosas e policiais, empresários, dirigentes associativos, familiares, funcionários autárquicos, amigos e outros cidadãos não deixaram uma cadeira vaga na grande sala de espetáculos.

No seu discurso, Isilda Gomes fez questão de saudar todas as centenas de portimonenses, que, pelas mais diversas forças políticas, foram candidatos nas recentes Eleições Autárquicas, «pela sua disponibilidade, responsabilidade e coragem». «Em tempos em que os eleitos locais são, muitas vezes, alvos fáceis para campanhas difamatórias e as suas vidas particulares vasculhadas, dar a cara por um projeto e participar ativamente na vida democrática é uma atitude que merece o reconhecimento de todos», sublinhou, numa tirada muito aplaudida.

A autarca deixou igualmente palavras de apreço pelo percurso político de João Vieira, presidente cessante da Assembleia Municipal, que se retira após 44 anos de vida pública. Minutos depois, também a nova presidente da AM, Isabel Guerreiro, prestaria homenagem ao seu antecessor.

 

João Vieira, presidente cessante da AM, a dirigir os trabalhos – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Quanto à oposição, nomeadamente aos vereadores eleitos pela coligação liderada pelo PSD (Rui André e Ana Fazenda), Luís Carito (Portimão Mais Feliz) e Pedro Xavier (Chega), Isilda Gomes manifestou a sua «esperança de que tudo farão para assumir uma oposição responsável, mas construtiva, vigilantee disponível para a obtenção de consensos». «Os portimonenses não compreenderão se assim não for!», alertou.

É que, defendeu, «no coração de nós não pode haver lugar para ódios ou disputas pessoais». Aliás, fazendo jus a estas palavras, no final do seu discurso, a presidente da Câmara fez questão de cumprimentar todos os oito vereadores, mesmo os que hoje estão na oposição e com os quais se incompatibilizou no passado, como Luís Carito e Ana Fazenda,

Voltando às prioridades, Isilda Gomes recordou que há «um conjunto avultado de projetos e obras em curso, ou que, em breve, terão início e serão uma realidade». Por isso, a hora é de «mangas a arregaçar porque há muita obra a concretizar num futuro imediato».

«Assumiremos a habitação como uma grande prioridade», garantiu. «Serão mais de 60 milhões de euros para construção de habitação para venda e arrendamento, nos regimes de construção a custos controlados, arrendamento acessível e
arrendamento resolúvel».

A Câmara de Portimão vai também «recuperar o Bairro do Pontal, porque faz parte da nossa história e da nossa memória», bem como «provocar uma revolução nos espaços verdes». «O novo Parque Ambiental do Bom Retiro e a criação do Parque Urbano do Barranco do Rodrigo vão provocar uma nova relação dos portimonenses com os espaços verdes na cidade».

Ainda neste âmbito, a autarca voltou a falar da requalificação do Jardim Gil Eanes e do Jardim Sárrea Prado, junto à estação dos caminhos de ferro. Estes projetos, há muito prometidos, «têm de deixar de ser continuamente adiados».

As prioridades da autarquia, nos próximos quatro anos, vão ainda passar pela recuperação do «degradado auditório municipal», pela «renovação da zona ribeirinha», «recuperação da Fortaleza de Santa Catarina», da estrada municipal 531 Penina/Montes de Alvor, pela «grande renovação da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes», ou ainda pela «construção do novo cemitério, com a concessão do crematório».

 

Isilda Gomes a discursar – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Porque a hora era de anunciar projetos, Isilda Gomes foi mãos largas e prometeu igualmente mais salas de aulas, vagas nas creches, continuar a apoiar o associativismo, bem como a redução da fiscalidade municipal, «sempre que possível».

Afirmando que há um «projeto de cidade marcado pela continuidade, mas também pela inovação», para criar uma «cidade multifacetada», a edil acrescentou: «não escondemos que temos a ambição de Portimão ser uma cidade mais vocacionada para a cultura, que promova o amor aos livros e à leitura, que apoie os artistas locais e a oferta cultural de referência, envolvendo as estruturas existentes e o associativismo local».

Ainda nesta área, sublinhou que está «em curso um programa ambicioso de salvaguarda do património, material e imaterial, desta comunidade, que contempla intervenções arrojadas nas três freguesias do concelho».

Recordando que este era o seu último discurso de posse como presidente da Câmara de Portimão, pôs o foco final na necessidade de promover a participação dos cidadãos na vida, nos projetos e na governança pública. Para isso, revelou, a autarquia vai «aproveitar o centenário da elevação a cidade, que se assinala em 2024, para incrementar mecanismos de participação democrática e debater com os cidadãos uma nova carta orientadora de desenvolvimento para esta comunidade».

«Queremos um Plano Estratégico para Portimão, aberto a todos os cidadãos, de modo a que todos possam dar o seu contributo para o futuro desta terra», disse ainda.

Depois da tomada de posse de todos os membros da Assembleia Municipal, com muitas caras novas e a presença, pela primeira vez, de representantes do PAN e do Chega, e da posse do novo executivo, também com novidades, teve lugar a primeira reunião da AM para eleição da sua mesa.

Apesar de ser muito confortável a maioria dos socialistas nesse órgão, foram apresentadas duas listas. Uma (lista A) era do PS, com Isabel Guerreiro como presidente, Carlos Café como primeiro secretário e Sheila Tomé como segunda secretária. A outra (B) era do PSD, apresentando Carlos Gouveia como candidato a presidente, Marta Caetano como primeira secretária e Vítor Couto como segundo secretário. Ganhou a lista A, do PS, com 15 votos, tendo ainda havido 9 para a B e seis votos brancos.

No final, a nova presidente da AM Isabel Guerreiro, no seu primeiro discurso nesse cargo, manifestou a sua disponibilidade para colaborar com a Câmara e com a presidente Isilda Gomes. Dirigiu-se a todos os deputados, dizendo que era uma honra servir com todos e fez uma homenagem a João Vieira.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Tomaram posse aos seguintes eleitos para a Câmara Municipal de Portimão:
Isilda Gomes, Álvaro Bila, Filipe Vital, Teresa Mendes e João Gâmboa (PS); Rui André e Ana Fazenda (Um Novo Portimão – PSD, MPT e PPM); Luís Carito (Movimento Portimão Mais Feliz – CDS, Nós Cidadãos e Aliança); e Pedro Xavier (CHEGA).

Os empossados para a Assembleia Municipal de Portimão foram:
Isabel Guerreiro, Carlos Café, Abílio Lima, Marina Esteves, José Figueiredo Santos, Júlio Ferreira, Sheila Tomé, Joaquim Paulino, Pedro Moreira, Ana Sofia Vicente, Carlos Osório e Rui Algarve (PS);
Carlos Gouveia Martins, Natalino Alves, Cristina Velha, Américo Mateus e Vítor Couto (Um Novo Portimão – PSD, MPT e PPM);
Ângela Venâncio Quadros, João Gonçalves Caetano e Marta Caetano (Movimento Portimão Mais Feliz – CDS, Nós Cidadãos e Aliança);
Mário Espinha, Paulo Jorge Canha e Maria Manuela Trigo (CHEGA);
Pedro Mota e Marco Pereira (Bloco de Esquerda);
Maria de Lourdes Melo (CDU);
Daniela Duarte (PAN).

 



Comentários

pub