Iniciativa leva “As Leguminosas do campo à mesa” em Alte e Benafim

«Dado o seu enorme valor e qualidades nutricionais, as leguminosas não devem cair no esquecimento», diz a Câmara de Loulé

“As leguminosas do campo à mesa”. Este é o nome de uma iniciativa, com especial enfoque no grão-de-bico, que se realiza este sábado, 30 de Outubro, em Benafim e Sarnadas (Alte).

Às 10h00, inicia-se uma visita técnica na Quinta do Freixo sobre o “cultivo de leguminosas”, tendo como anfitriã Conceição Cabral e Silva, engenheira agrónoma responsável pela propriedade agroturística.

De seguida, às 12h00, terá lugar no restaurante “Rosmaninho”, nas Sarnadas, freguesia de Alte, uma conversa sobre “leguminosas na mesa serrana” com a participação de Fernanda Martins, Alexandra Santos, António José Martins e Conceição Cabral e Silva.

Além da aquisição de conhecimentos, os interessados poderão ainda explorar os sabores de um jantar de grão, confecionado com os saberes da cozinha serrana, inscrevendo-se também no almoço que faz parte desta iniciativa.

«Dado o seu enorme valor e qualidades nutricionais, as leguminosas não devem cair no esquecimento, pelo que importa incentivar e procurar viabilizar a sua produção», diz a Câmara de Loulé.

Depois do encontro realizado na Nave do Barão, no passado sábado, sobre o “processamento da uva passa – a uva para além do vinho”, esta é mais uma iniciativa no âmbito de um projeto financiado pelo CRESC Algarve 2020, enquadrado no PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento dos Recursos Endógenos, que o Município de Loulé está a desenvolver e que se inscreve no VITALIZAR – Produtos e Recursos do Território, projeto para valorização e promoção de produtos locais, da gastronomia, tradição e arte.

Para informações e inscrições, os interessados poderão contactar, até esta quinta-feira, 28 de Outubro, a Divisão de Economia Local Comércio e Turismo da Câmara Municipal de Loulé, através de: [email protected], ou telefone 289 400 829.

 



Comentários

pub